| 
						 Uma embarcação da arte da xávega, com quatro homens a bordo, ficou  hoje à deriva a norte da praia de Mira, tendo os ocupantes sido  resgatados pela lancha salva-vidas, informou fonte da Capitania do Porto  de Aveiro. 
“O motor da embarcação ficou sem funcionar e eles  ficaram à deriva”, disse à Lusa o comandante da Capitania do Porto de  Aveiro, Coelho Gil, acrescentando que o alerta foi dado cerca das 09:30. 
De  acordo com a mesma fonte, o barco acabou por ser rebocado para terra  pela lancha salva-vidas, com a ajuda de um cabo, e os quatro tripulantes  foram levados para o Porto de Aveiro. 
Coelho Gil diz que os  tripulantes “nunca estiveram em perigo”, mas admite que a situação podia  ter sido mais grave. “Se houvesse um agravamento do estado do mar,  talvez pudesse ser mais complicado por causa da zona da rebentação”,  explicou. 
A arte da xávega é um processo de pesca tradicional  feita com pequenas embarcações em que as redes são lançadas ao largo da  praia e depois puxadas para terra por tractores. 
 
					 |