domingo, 2 de Novembro de 2025  23:51
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-02-2011

Nossa Senhora de Fátima vota a favor do traçado de acesso à UTMB



A Assembleia de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, no concelho de Aveiro, votou a favor do traçado proposto pela autarquia local para a via de acesso à futura Unidade de Tratamento Mecânico-Biológico (UTMB), anunciou no sábado fonte autárquica.

A decisão foi tomada durante uma reunião extraordinária daquele órgão, realizada na sexta-feira à noite, e vai contra a pretensão de uma comissão de cidadãos da freguesia que defendia um traçado alternativo mais para norte.

Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Assembleia de Freguesia, Manuel Vieira, disse que o traçado proposto pela Câmara (PSD/CDS-PP) obteve oito votos a favor e um contra, sendo que a votação decorreu por voto secreto.

A Assembleia de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima é composta por nove elementos (cinco de um movimento independente e quatro da coligação PSD/CDS-PP).

Durante a reunião, o presidente da Junta, Antero Santos, disse ser a favor da proposta da Câmara, enquanto que o presidente da Assembleia, Manuel Vieira, assumiu que, pessoalmente, sempre apoiou a pretensão do grupo de cidadãos.

“Eu continuo a pensar que o traçado a norte era mais vantajoso para a freguesia, porque passava numa zona de pinhal e salvaguardava terrenos agrícolas. Era a melhor solução em termos de planeamento”, afirmou.

O autarca adiantou que, com esta decisão, a Junta e a Assembleia de Freguesia “passaram por cima de uma quantidade de pessoas que estavam a apoiar esta versão”.

Esta reunião surgiu depois de uma comissão de cidadãos ter entregue ao executivo camarário um abaixo-assinado contra o traçado previsto para a via de ligação da EN235 à UTMB, que a ERSUC está a construir em Eirol.

Na petição, subscrita por mais de 700 pessoas, os signatários consideram que o traçado proposto pela Câmara “corta uma área significativa de terrenos agrícolas” e “é mais um eixo de fragmentação do território”.

Em declarações à Lusa, Carlos Lopes, do movimento cívico, realçou que a solução defendida pela autarquia “intercepta duas vezes o traçado previsto para o TGV, com todos os custos que estas obras vão ter”.

Em alternativa, os moradores defendem um traçado que passa mais a norte, no limite da freguesia, atravessando terrenos florestais e que não intercepta a linha do TGV.

“O traçado que propomos é mais curto em cerca de 300 metros e o volume de aterro necessário para executar a obra é substancialmente menor do que com a proposta da autarquia”, acrescentou Carlos Lopes.

Segundo o mesmo responsável, esta solução foi apresentada em 2009 ao presidente da Câmara, Élio Maia, que a “aceitou de braços abertos”.

Carlos Lopes questionou o que terá levado o autarca, que lidera a maioria PSD/CDS-PP que gere o executivo camarário, a desistir desta solução e a voltar atrás.

A futura UTMB, que está a ser construída pela ERSUC em Eirol, vai receber 190 mil toneladas de resíduos por ano.

De acordo com as previsões da empresa, a unidade deverá ficar concluída no verão, entrando depois na fase de testes, e o aterro de Aveiro será encerrado.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®