domingo, 2 de Novembro de 2025  21:49
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-04-2011

Anadia: Falta de médico afecta Atendimento Complementar



A consulta de Atendimento Complementar do Centro de Saúde de Anadia – a funcionar no Hospital José Luciano de Castro – esteve sem médico no período da manhã, da última segunda-feira.
Uma situação que se deve à falta de médicos no ACES Baixo Vouga I, que integra os Centros de Saúde Águeda, Anadia, Oliveira do Bairro e Sever do Vouga.
Ao Jornal da Bairrada, a médica Ana Oliveira, directora do ACES Baixo Vouga I, adiantou que os utentes que se deslocarem à consulta de Atendimento Complementar são orientados para uma das Unidades de Saúde (Anadia, Sangalhos e S. Lourenço do Bairro) da sua área de residência, em funcionamento das 8 às 20h, “por forma a que nenhum utente fique sem consulta”. Esse encaminhamento e triagem, na consulta de Atendimento Complementar, tem estado a ser feita por uma enfermeira, auxiliada por uma administrativa.
Ana Oliveira sublinha ainda que o ACES Baixo Vouga I conta com 62 clínicos, quando deveria ter 81. Por isso, admite gerir com algumas dificuldades e constrangimentos uma situação tão complexa: “temos médicos a fazerem um horário das 8 às 20h e depois a fazerem noite ou fim-de-semana”, justificando desta forma não poder “pedir mais aos meus médicos”, assim como diz também não poder “criar melhores condições para Anadia, quando Oliveira do Bairro e Águeda se encontram em situações mais complicadas”. A situação, que poderá agravar-se durante o período de férias da Páscoa, prende-se com a falta de médicos não só na região, mas no país, até porque, como explicou aquela responsável, no último ano, muitos foram os clínicos que têm vindo a pedir a aposentação.
Segundo Ana Oliveira, no ACES Baixo Vouga I, há médicos a fazerem horários de 42 ou 35 horas semanais, na Unidade de Saúde a que pertencem, mas que, depois, fazem quase o dobro das horas em horário pós-laboral: seja noite ou final de semana.
Ana Oliveira acrescenta ainda que a procura da consulta de Atendimento Complementar tem vindo a diminuir e que esta é basicamente procurada por pessoas de Anadia. Quanto às situações de urgência, essas continuam, como até aqui, a ser encaminhadas para os Hospitais de Águeda, Aveiro e Coimbra.
Na terça-feira, dia de fecho da edição, a situação estava normalizada.

Catarina Cerca


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®