domingo, 2 de Novembro de 2025  16:03
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-04-2011

Creche inaugurada na Palhaça



Depois de, em Outubro de 2009, ter sido inaugurado o Centro de Actividades Ocupacionais (CAO), o Centro Social Paroquial (CSP) S. Pedro da Palhaça concretizou novo sonho, com a inauguração de mais uma valência no Espaço Vida, no último sábado. Como vem sendo habitual em ocasiões de relevo, a população da Palhaça compareceu em grande número, assistindo à bênção da Creche, por D. Antonio Francisco dos Santos, bispo de Aveiro, em visita pastoral à paróquia. Emocionado, o director da instituição, Pe. José Augusto, revelava que a obra era fruto de “muitos dias e noites de inquietação e angústia, mas também de alegrias”.

“Do CAO, a Segurança Social ainda não pagou a totalidade da parte que lhe cabia. Aliás, dizem agora que já não o vão fazer. Por outro lado, as verbas da empreitada hoje inaugurada ainda não foram recebidas.” Lamentos que não fazem Pe. Jose Augusto desanimar, já que “esta obra é necessária para a Palhaça e penso que está à altura do que melhor se tem feito na freguesia”. Uma obra “cheia de cor, alegre” como as 45 crianças, dos 4 meses aos 3 anos, que pode acolher, e que permitiu criar três novos postos de trabalho, alem dos sete mantidos do anterior equipamento.

O custo total da Creche ronda os 268 mil euros. Para além do apoio da Segurança Social, a instituição conta também, como até aqui, com a colaboração da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro que, neste dia, entregou ao Pe. José Augusto um cheque de 18.397 euros. “Haverá poucos complexos no distrito com tanta obra, apoio e investimento, que levaram a outro tanto desassossego e trabalho”, afirmaria o autarca Mário João Oliveira que, ao lado do vice-presidente Joaquim Santos, se congratularia por haver no concelho “tantas instituições dinâmicas, e que a Câmara tem apoiado”. O presidente da autarquia frisaria a grandeza da obra e de quem esta por detrás dela: “as pessoas da Palhaça, os orgãos sociais desta instituição e o timoneiro que, para além da sua vocação principal, hoje é decorador, engenheiro, projectista… e tudo faz para que não se perca qualquer tipo de oportunidades”.
O CSP dá apoio directo a 226 famílias e recebe, mensalmente, 47 mil euros da Segurança Social, dados revelados pela directora do Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro, Helena Terra.

O Bispo de Aveiro, D. António Francisco, confessou-se feliz. Encantado até, “pela obra que se inaugura, pelo trabalho que aqui se faz, e por saber que estamos aqui a servir uma causa que se projecta para lá do tempo”. Todo este esforço “diz bem do dinamismo de alguém que tem coragem para sonhar, capacidade para decidir e perseverança para executar e que encontrou nesta comunidade a generosidade de compreender que a ousadia se torna possível quando damos as mãos”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®