domingo, 2 de Novembro de 2025  10:27
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-05-2011

Ministro da Agricultura apela ao consumo de produtos nacionais



O Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, apelou, na última quinta-feira, ao consumo de produtos nacionais de qualidade. “A melhor forma de apoiar o agricultor português é consumir os nossos produtos”, diria, durante a visita que efectuou ao Laboratório de Química e Enologia da DRAPCentro (Estação Vitivinícola da Bairrada – EVB), em Anadia.
António Serrano avançaria ainda que Portugal tem condições para produzir qualidade, criar marcas nacionais com impacto internacional, para além de dever aumentar a exportação e reduzir as importações, estimulando no mercado o consumo de produtos nacionais. Cabe ao consumidor “criar pressão pelo aumento da produção de determinados produtos alimentares, nacionais e de qualidade”.
O ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas falou aos jornalistas, na Estação Vitivinícola da Bairrada, em Anadia, no âmbito de uma visita a diversos investimentos apoiados pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), na zona Centro do país. Investimentos superiores a 2,7 milhões de euros que permitiram, às empresas, ampliar instalações e promover novos projectos.
António Serrano visitou as empresas Maló Mixed Farming (suinicultura), Filarvina (matadouro, na zona industrial de Febres), o Laboratório da Estação Vitivinícola da Bairrada e a Quinta do Celão (estufas de produtos hortícolas, na zona de Adémia, Coimbra) .
O ministro explicaria que as visitas visam não só ver in loco os investimentos realizados, como são também uma forma de apoiar os empresários e agricultores da região: “Encontramos aqui esperança para ultrapassar as dificuldades que se colocam no presente”.
Para o governante o PRODER é “o principal instrumento de apoio à agricultura em termos de investimento”, considerando ser necessário “dar visibilidade ao que as pessoas estão a fazer”.
António Serrano realçaria também a importância da EVB que, com mais de um século de vida, “é um património e riqueza da região”. “É o melhor laboratório da região Centro na análise de vinhos” que está ao serviço dos cidadãos, defendendo ainda a necessidade de valorizar o papel dos funcionários e técnicos que ali trabalham.
O responsável pela pasta da Agricultura sublinharia que o sector agrícola está em transformação e que no contexto actual existem condições favoráveis para a atrair gente nova para o sector. “É preciso acreditar e que a sociedade valorize a agricultura”, devendo ainda ser feito um esforço no “aproveitamento dos recursos naturais” de cada região. Como exemplo, avançou o grande crescimento que o país tem tido em sectores como a horticultura, floricultura e fruticultura, áreas onde há condições para “produzir mais e melhor”.

Catarina Cerca


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®