domingo, 2 de Novembro de 2025  10:20
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
07-05-2011

Região com grande diversidade gastronómica



 

A AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego promoveu, no passado dia 28 de Abril, nos Claustros dos Paços do Concelho de Cantanhede, a apresentação das “maravilhas da gastronomia” da região Bairrada, Tentúgal e Figueira da Foz, concorrentes às “7 Maravilhas da Gastronomia”.
Camarão da costa, Sopa de Peixe da Figueira da Foz, Leitão Assado da Bairrada e Pastel de Tentúgal são as quatro iguarias pré-finalistas da Bairrada, Tentúgal e Figueira da Foz (de uma lista de 70), nas categorias de Marisco, Sopas, Carne e Doces, participantes no concurso das “7 Maravilhas da Gastronomia”.
Encontrando-nos na fase prévia à selecção das 21 finalistas ao certame, a AD ELO, em parceria com os municípios do território e as confrarias que dão suporte às receitas seleccionadas, apresentaram publicamente os pratos pré-finalistas, organizados num menú gastronómico colocado à degustação dos presentes.
O evento teve a coordenação do chefe Luís Lavrador, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, e contou com a presença de representantes da Confraria Gastronómica do Arroz e do Mar, Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada, Confraria das Almas Santas da Areosa e do Leitão e a Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal, que apresentaram os produtos que defendem, dando a conhecer aos convidados presentes especificidades de cada um.

Factor de atracção turística. A gastronomia portuguesa foi elevada a património cultural pelo Conselho de Ministros em 2000 e este reconhecimento de que a culinária tem uma forte responsabilidade no que respeita à defesa da sua autenticidade, mas também como factor de atracção turística com grande importância económica, fazem destes quatro pratos pré-finalistas “maravilhas” gastronómicas de uma região que muito tem para oferecer nesta área, pela sua diversidade, mas também pela qualidade dos produtos.
Na oportunidade, o autarca de Cantanhede, João Moura, destacou a qualidade dos quatro pré-finalistas, que demonstram a diversidade e riqueza gastronómica da região e que configuram o que pode ser um menu completo.
Já Pedro Machado, da Turismo Centro de Portugal, sublinharia o valor económico do conjunto de produtos apresentados, que ajudam a reforçar a competitividade da região. Por outro lado, a presença destas iguarias num concurso de televisão que tem a capacidade de ampliar a qualidade dos produtos é uma oportunidade a não perder, já que amplia a divulgação e promoção de produtos de excelência e de toda uma região.
“A gastronomia é um produto âncora de uma região e, por tal, deve ser potenciado”, disse, acrescentando que “estas maravilhas têm condições para serem produtos ganhadores”, realçando o facto de nenhuma delas ser concorrente entre si, nas suas categorias.
José Apolinário, da PROMAR – Grupos de Acção Costeira, realçaria o facto da gastronomia ser um património nacional e um elemento essencial de identificação de um país com forte ligação ao turismo. Por outro lado, considerou que as confrarias têm sido elementos e instrumentos chave na valorização da gastronomia portuguesa.
À semelhança das outras edições das “7 Maravilhas”, a iniciativa começou por um período de candidaturas de origem local, de forma a serem seleccionadas as receitas gastronómicas finalistas, que serão objecto de votação nacional.
A 7 de Maio, as 21 finalistas serão apresentadas, tendo início a votação pública por SMS, chamada telefónica, internet (www.7maravilhas.pt) e Facebook. Mas para chegar à short list de 21 finalistas, um painel de 21 personalidades do país, representantes das várias áreas da sociedade, vai apurar os três pratos mais votados por categoria. A votação decorre até 7 de Setembro e os 7 vencedores são revelados a 10 de Setembro, com transmissão em directo, pela RTP, a partir de Santarém.
Acrescente-se que o projecto “7 Maravilhas da Gastronomia” pretende contribuir para a promoção e salvaguarda do receituário português, garantir o seu carácter genuíno, promover a exigência de produtos agrícolas e do mar de superior qualidade e privilegiar a diversidade regional.

Catarina Cerca


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®