domingo, 2 de Novembro de 2025  05:34
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-05-2011

Aveiro – 14 partidos e movimentos disputam 16 lugares de deputados



A ordenação das listas concorrentes às eleições legislativas de 05 de Junho no distrito de Aveiro, apurada por sorteio e hoje divulgada, apresenta 14 partidos e movimentos em disputa pelos 16 deputados elegíveis.

O primeiro lugar nos boletins de voto em Aveiro cabe ao Partido Nacional Renovador (PNR), seguido do Partido Socialista (PS), Partido da Terra (MPT) e Partido Popular Monárquico (PPM).

Na quinta posição surge a CDU, coligação entre o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista Os Verdes, em sexto o Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP), ocupando o Partido Pelos Animais e Pela Natureza (PAN) e o Partido Democrático do Atlântico, respectivamente, os sétimo e oitavo lugares.

O Portugal Pro Vida é nono, o Partido Social Democrata (PSD) décimo e, no 11.º lugar, o Movimento Esperança Portugal (MEP).

O 12º lugar é do Partido Trabalhista Português (PTP), o Bloco de Esquerda (BE) surge em 13º lugar e o CDS-PP encerra a lista, na 14ª posição.

Aveiro volta a eleger 16 deputados a exemplo de 2009 (mais um do que em 2005) e PS e PSD deverão reeditar a luta pelo partido mais votado, favorável aos sociais democratas nas últimas legislativas.

Em 2009 o PSD obteve 34,5 por cento dos votos e elegeu sete deputados, mais um do que em 2005 e o PS (33,7 por cento) elegeu seis mas perdeu dois deputados face a 2005.

A maior subida eleitoral em Aveiro coube ao Bloco de Esquerda – atingiu mais de 35 mil votos em 2009 e elegeu um deputado pela primeira vez – seguido do CDS-PP, cuja votação cresceu 12 mil votos ultrapassando os 50 mil e garantindo dois deputados eleitos.

Paulo Portas, líder do CDS/PP volta a encabeçar a lista do partido em Aveiro, a exemplo do antigo ministro da Educação Couto dos Santos, novamente cabeça de lista pelo PSD.

Bloco de Esquerda (Pedro Filipe Soares) e a CDU (Miguel Viegas) repetem, igualmente, os cabeças de lista de 2009 e, dos partidos com assento parlamentar, só o PS aposta na mudança de cabeça de lista, candidatando a ministra do Trabalho, Helena André em vez de Maria de Belém Roseira.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®