domingo, 2 de Novembro de 2025  11:07
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
10-06-2011

Misericórdia de Vagos celebra convenção



Oportunamente celebrado, o acordo de cooperação entre a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia e a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), vai possibilitar a criação de “melhores condições” aos utentes da modelar Unidade de Medicina Física e de Reabilitação.
A referida convenção, homologada por despacho datado de 8 de Fevereiro, do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, o vaguense Óscar Gaspar, entrou em vigor no passado dia 1 de Junho. Vai permitir aos “clientes” daquela IPSS, beneficiários do Serviço Nacional de Saúde (SNS), pagar, a partir de agora, “apenas” a taxa moderadora dos serviços prestados, quando anteriormente estavam sujeitos a reembolso.
Trata-se de um “relevante e útil marco na história da nossa instituição”, considera a Mesa Administrativa, sublinhando ser este “mais um importante instrumento”, que a Santa Casa coloca à disposição da comunidade vaguense.
“Nos tempos difíceis, que se vivem e afectam, particularmente, os mais carenciados, qualquer situação que beneficie os cidadãos, será, por certo, bem-vinda”, especifica o Provedor, Paulo Gravato, para quem a melhoria da qualidade de vida dos utentes é “um dos objectivos que a instituição tem sempre presente”.
A funcionar desde Julho de 2003, em instalações concebidas para o exercício da actividade, o Centro dispõe hoje de uma equipa de profissionais qualificados, liderada por Paula Padrão, médica fisiatra e directora clínica.
Com vista ao estabelecimento de uma convenção, que permitisse a prestação de serviços daquela valência, a Mesa Administrativa fez várias diligências nesse sentido, ao longo dos anos. Contudo, apenas terá conseguido firmar um “acordo informal”, de reembolsos directos, com a extinta Sub-Região de Saúde de Aveiro. Funcionou apenas até 2007, numa altura em que a média de tratamentos se cifrava em 60 utentes/mês. A questão só ficaria revolvida quando, em 2010, foi assinado um novo protocolo entre o Ministério da Saúde e a União das Misericórdias Portuguesas, o qual terá “aberto caminho” à celebração do acordo de cooperação com a Misericórdia de Vagos.

Hospital. Submetida ao Programa Modelar, a candidatura para a construção da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Misericórdia de Vagos já foi aprovada. Arranca em 2011, terá 38 camas, um custo superior a 1,3 milhões de euros, e será financiado em 750 mil euros pelo referido programa.
Tanto quanto apurámos, ficou decidido que aquela unidade fosse instalada no antigo Lar de Idosos e na mais recente estrutura que integra, no rés-do-chão, outras valências. Os idosos seriam transferidos para o novo bloco, a construir no espaço outrora ocupado pela creche, tendo tal pretensão sido objecto de pedido de financiamento, através da medida 6.12 do POPH do QREN.
O indeferimento da candidatura obrigou à relocalização do Lar de Idosos, depois da Mesa Administrativa ter “negociado” com a ARSC.

Eduardo Jaques
Colaborador


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®