domingo, 2 de Novembro de 2025  23:50
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-06-2011

Caminhada pelo Coração alerta alunos e professores



Sensibilizar alunos, docentes e encarregados de educação para uma alimentação saudável e prática regular de exercício físico foi um dos principais objectivos da 5.ª edição da “Caminhada pelo Coração”, realizada na quarta-feira, dia 25 de Maio. Promovido pelo projecto Educação para a Saúde e pelo Departamento de Matemática e Ciências Documentais da E.B n.º 2 de Vilarinho do Bairro, o balanço desta acção, que levou 250 alunos e 50 docentes daquele estabelecimento de ensino até ao parque de merendas na Lagoa de Torres, numa distância de 10 quilómetros (ida e volta), não poderia ser melhor. Isso mesmo foi frisado pela docente Alexandra Gonçalves, uma das principais dinamizadoras da iniciativa. A presença de 250 alunos (5.º ao 9.º ano) dos cerca de 300 que frequentam aquela escola e de 50 docentes demonstra que a iniciativa está já enraizada no calendário das actividades escolares. Por outro lado, a maior participação de pais e encarregados de educação vem demonstrar que, apesar de se tratar de um dia de semana, estes começam também a estar mais sensibilizados para esta questão e a querer partilhar com os filhos esta experiência.
Presente na caminhada, a enfermeira Silvana Marques, da equipa de Saúde Escolar da Unidade Cuidados Comunidade de Anadia sublinhou a importância de acções desta natureza, quer no que se refere à sensibilização para a prática de exercício físico regular, quer para uma alimentação saudável e equilibrada, alertando que no concelho estão já referenciados e acompanhados vários casos de obesidade infantil. Uma situação cada vez mais preocupante e frequente que é preciso combater, sensibilizando todos para hábitos de vida saudáveis.
“Para além dos legumes e fruta é preciso sensibilizar para a importância de beber água”, diz a enfermeira, aproveitando para lançar o repto a outras escolas públicas do concelho para que adiram e participem nestas acções, já que, como disse, “têm inúmeros benefícios”.
Acompanhou a caminhada até à Lagoa de Torres e diz ter sido uma experiência muito positiva. Falamos da vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Anadia, Rosa Maria Tomás que, para além de congratular a escola pela iniciativa, considerou fundamental consciencializar os jovens para as questões alimentares, até porque “é uma faixa etária que está mais receptiva a este tipo de acções”. Por outro lado, defendeu que a caminhada pode ter “um efeito multiplicador”, ou seja, os jovens, em casa, vão, no contacto com os pais e encarregados de educação, sensibilizá-los para estas questões e partilhando com eles a experiência vivida e incentivando-os também a alterar estilos de vida.
Depois da caminhada, todos almoçaram na Lagoa de Torres. Após um merecido descanso, pois o dia foi de muito calor, o regresso à escola teve lugar pelas 15h.
Ao evento juntaram-se ainda Elói Gomes e Dulce Silva, da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Anadia, a coordenadora do 1.º ciclo, Dilma Simões, assim como a coordenadora da E.B n.º 2 de Vilarinho do Bairro, Olga Allen, que, segundo Alexandra Gonçalves, “esteve muito empenhada na acção”. Um destaque especial para o apoio, entusiasmo e participação das cozinheiras daquele estabelecimento de ensino, Escola Segura da GNR de Anadia, Bombeiros Voluntários de Anadia e professores de Educação Física da E.B nº.2 de Vilarinho do Bairro, que acompanham os alunos na caminhada, sobretudo aqueles que optaram pela bicicleta.

CC


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®