domingo, 2 de Novembro de 2025  18:57
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
31-10-2011

Arménio Rego agraciado com o Prémio Agostinho Roseta



O trabalho de investigação “Mais virtuosidade, mais líderes autênticos: Organizações mais saudáveis, um mundo melhor” desenvolvido pelo Prof. Arménio Rego, investigador e docente no Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro (DEGEI) acaba de ser distinguido com o Prémio “Agostinho Roseta”.

Globalmente, o estudo pretende mostrar como as virtudes e as forças de carácter dos líderes, assim como virtuosidade organizacional, promovem o bem-estar individual, o bom funcionamento das equipas, o desempenho organizacional e, directa ou indirectamente, a melhoria social.

A investigação premiada envolveu contributos teóricos e empíricos. “Do ponto de vista, teórico, chama-se a atenção para a necessidade de promover boas teorias da gestão – que encarem a gestão do ponto vista ético e das consequências para as pessoas, as comunidades e a sociedade como um todo. Do empírico, o trabalho abarcou estudos que ajudam a compreender o impacto da liderança autêntica e da virtuosidade organizacional em aspectos como a felicidade nos locais de trabalho, os comportamentos de cidadania organizacional, a criatividade, o empenhamento no trabalho e nas organizações, e o capital psicológico”, explica o Prof. Arménio Rego.

O investigador espera que os líderes organizacionais levem os resultados “a peito” e “sejam capazes de encarar as organizações como engenhos do progresso económico e social”. Os resultados serão reunidos em dois livros, em co-autoria com Miguel Pina e Cunha e com Stewart Clegg. O primeiro será ainda publicado este ano, pela editora Actual, intitulando-se “Liderança: a virtude está no meio”. O segundo, no prelo, “Virtues in leaders: Contemporary challenge for global managers”, terá a chancela da Oxford University Press.

O Prémio Agostinho Roseta, atribuído pelo Ministério da Economia e Emprego, destina-se a homenagear as pessoas singulares ou colectivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido na implementação e difusão de boas práticas em domínios relevantes para a melhoria e dignificação do trabalho, a melhoria das condições em que o trabalho é prestado, o incremento do diálogo social ou na realização de estudos e trabalhos de investigação sobre estas matérias.

Neste âmbito, o docente Arménio Rego foi já distinguido em 2007, com a investigação “A gestão de organizações positivas: O romance duradouro entre a excelência organizacional e o trabalho com significado”, na categoria de estudos e trabalhos de investigação.

O prémio foi entregue em cerimónia realizada na passada quinta-feira, dia 27 de Outubro em Lisboa.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®