domingo, 2 de Novembro de 2025  18:58
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-10-2011

Vagos: Bombeiros tentam permutar quartel com a Câmara



Apesar de fazer parte do Programa de Acção e Orçamento para 2012, aprovado há dias com duas abstenções, os Bombeiros de Vagos podem deixar “cair” o anunciado projecto de remodelação do actual quartel. O anúncio foi feito pelo presidente da direcção, Ricardo Fernandes, que já está a “negociar”, com o Executivo de Rui Cruz, a permuta das instalações com duas infra-estruturas camarárias, a central de camionagem e o mercado municipal.
Trata-se, segundo apurou o JB, de uma solução a contento de ambas as partes, e em particular da Câmara Municipal, que poderá desenvencilhar-se, de uma assentada, de dois “elefantes brancos” que possui. Construídos no decorrer dos mandatos de Carlos Bento, o mercado funciona apenas aos sábados, enquanto a central de camionagem se encontra devoluta.
Para a associação, as vantagens são óbvias. Desde logo em termos de operacionalidade, como adiantou Ricardo Fernandes, para quem só a junção das duas infra-estruturas, através de uma cobertura, vai permitir “duplicar o espaço do actual parque de viaturas”.
Aumentar a área operacional, em detrimento da componente social (mal aproveitada) é, de resto, um dos propósitos da direcção dos bombeiros. As divisórias existentes no novo espaço, por exemplo, serão adaptadas para a central de comunicações, balneários e camaratas, salas de formação e gabinetes do comando e direcção. Um auditório e um pequeno salão também estão contemplados no projecto que está a ser elaborado.
As negociações com a Câmara estão a decorrer, com alguma celeridade, dada a urgência de encontrar uma solução que não comprometa a eficácia dos bombeiros. De acordo com Rui Santos, chefe de gabinete do presidente da Câmara, que não esclareceu qual será o futuro do actual quartel (no caso da permuta se concretizar), “se a proposta vier a produzir vantagens para a autarquia e bombeiros haverá certamente um bom entendimento”.

110 operacionais. Recorde-se que o actual quartel, inaugurado em Dezembro de 1986, começou a ser construído em Abril de 1983. Custou cerca de 250 mil euros, foi dimensionado para 70 bombeiros (todos do sexo masculino), e o parque automóvel estava confinado a 4 ambulâncias e 7 viaturas de incêndio.
Actualmente existem 110 operacionais, dos quais 31 são mulheres. Substancialmente aumentado, do parque de viaturas fazem agora parte 14 ambulâncias de emergência e transporte de doentes, 10 viaturas de combate a incêndio e 8 de apoio, uma viatura museu, um barco e quatro atrelados.
Uma realidade que terá obrigado a anterior direcção a repensar o funcionamento do actual quartel, tendo apresentado em 2009 um projecto de remodelação, que continua a merecer “a melhor atenção”, por parte dos actuais dirigentes, comando e corpo de bombeiros.
Segundo o Programa de Acção e Orçamento para 2012, o custo previsional da obra, que será faseada, ronda o 1.000 milhão de euros. Dando como garantia o actual edifício do quartel, um empréstimo bancário no valor de 400 mil euros, chegou a estar agendado na última reunião magna da associação, mas acabaria por ficar para já “congelado”, na expectativa da permuta se concretizar.

Eduardo Jaques


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®