domingo, 2 de Novembro de 2025  18:58
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-11-2011

Universidade faz demonstração de automóvel que anda sozinho e detecta os peões



Um automóvel que “anda sozinho” e detecta um peão, parando a uma distância de segurança vai ser mostrado na Universidade de Aveiro(UA), dia 23, no âmbito da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia.

Trata-se do ATLASCAR, o único automóvel em Portugal com actuação e percepção que permitem condução autónoma, concebido pela equipa do projecto «ATLAS», que está a ser desenvolvido há pouco mais de um ano no departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Aveiro.

“O que distingue o nosso veículo de outros projectos como o da Google, além do orçamento, é ser um automóvel normal adaptado, com um conjunto de tecnologias que permitem que conduza sozinho em dadas circunstâncias, ou com intervenientes”, explicou à Lusa Vítor Santos, da Universidade de Aveiro.

O objectivo do projecto, de acordo com aquele académico, é “desenvolver ferramentas de apoio à condução e à segurança activa e passiva”, e o protótipo, que denomina como um “híbrido de condução, é uma súmula de tecnologias para condução assistida e condução autónoma”.

Uma das vertentes em estudo é a da condução em condições de visibilidade reduzida, nomeadamente à noite e com nevoeiro cerrado, em que se pretende ajudar as pessoas em situações perigosas e prevenir colisões e acidentes.

“Com nevoeiro a visibilidade das câmaras também desaparece, os sistemas a laser não funcionam bem, mas o recurso a sistemas térmicos com radiação especial que estamos a ensaiar permitem detectar os obstáculos”, adianta o investigador.

O ATLASCAR já foi a Lisboa, mas com condutor e “só para recolher dados de condução em ambiente urbano” e não é ensaiado na via pública “sem condutor” por razões legais, pelo que a demonstração vai ocorrer num parque da própria Universidade.

Segundo Vítor Santos, várias marcas contactadas têm tido “boa receptividade à colaboração” com o projecto, feito de raiz na Universidade de Aveiro, e que aposta na robustez do sistema através da integração sensorial.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®