domingo, 2 de Novembro de 2025  05:18
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
11-11-2011

Coimbra e Aveiro lideram poder de compra per capita na região centro



Os municípios de Coimbra e Aveiro lideram os indicadores de poder de compra per capita na Região Centro do país, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), revelados, relativos a 2009.

Segundo estes dados, Coimbra ocupa a sexta posição a nível nacional, com um indicador per capita de 144,88 e Aveiro o oitavo lugar com 134,76, integrando um grupo de 37 municípios que se situam acima da média do país (valor 100).

O município de Lisboa lidera a nível nacional (com um indicador de poder de compra per capita de 232,54) e, no extremo oposto, Sernancelhe (Viseu) é o concelho com pior poder de compra per capita (47,36).

Ouvido pela Lusa, José Reis, director da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) da mesma instituição considerou que os dados relativos a Coimbra e Aveiro “não surpreendem”.

Explicou que os dados relativos ao poder de compra per capita estão relacionados com profissões e rendimentos e que em Coimbra e Aveiro o nível de educação e de qualificação e o peso das chamadas economias terciárias é “relativamente elevado”.

De acordo com José Reis, os resultados de Coimbra e Aveiro representam um “indicador muito coerente, relacionado com rendimentos mais elevados, associados a profissões mais qualificadas”.

“Coimbra é uma cidade que na sua população tem médicos, professores, universitários e também que começa a ser muito procurada por informáticos”, acrescentou o investigador do CES.

“São cidades onde tem muito significado a chamada classe média, onde o peso dos salários baixos não é dos mais expressivos. Cidades que vão ser mais atacadas pelas políticas actuais de austeridade”, considerou.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®