domingo, 2 de Novembro de 2025  07:54
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
29-12-2011

Proprietário de loja de “drogas legais” será julgado em fevereiro



O proprietário da “Smart Shop” Cogumelo Mágico, em Aveiro, Carlos Marabuto, vai ser julgado em fevereiro no tribunal de Aveiro pelo crime de tráfico de estupefacientes, informou a sua advogada, Maria Manuela Candal.

O arguido tinha sido despronunciado pelo Tribunal de Instrução Criminal de Aveiro, em outubro do ano passado, na sequência da instrução, mas a Relação de Coimbra deu razão ao recurso interposto pelo Ministério Público (MP) e mandou o processo seguir para a fase de julgamento.

“Estamos convencidos que estamos com a razão e vamos deixar que isto seja apreciado pelo tribunal coletivo”, disse à Lusa Maria Manuela Candal, que já apresentou a contestação.

O início do julgamento está marcado para fevereiro, mas é provavel que não se venha a realizar nesta data por questões de saúde do arguido.

“O meu constituinte não tem estado bem e estou a ver qual será a evolução do seu estado de saúde, mas pelo menos até meados de janeiro ele está de baixa”, acrescentou a advogada.

Em outubro do ano passado, aquando do despacho de não pronuncia, o Tribunal de Instrução Criminal de Aveiro considerou ilícita a venda dos produtos que o arguido alegadamente comercializava e que foram apreendidos pela Polícia Judiciária, tendo em conta que os mesmos contêm substâncias que estão expressamente proibidas, como a bufotenina, DMT e mescalina.

No entanto, a juíza convenceu-se que “não havia consciência da ilicitude” por parte do comerciante, porque os produtos [em causa] “não vêm expressamente proibidos na lei da droga”.

A “Smart Shop” Cogumelo Mágico abriu em fevereiro de 2007 no Centro Comercial Oita, em Aveiro, anunciando ser a primeira loja de “drogas legais” do país, licenciada como comércio de produtos naturais.

No mesmo ano, a Polícia Judiciária compareceu na loja para recolher alguns produtos e, posteriormente, deteve o proprietário, alegando a presença de substâncias proibidas nos produtos à venda.

Carlos Marabuto foi entretanto libertado mediante termo de identidade e residência, ficando inibido de comercializar produtos que contenham substâncias proibidas por Lei.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®