domingo, 2 de Novembro de 2025  16:06
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-01-2012

PCP espera que Governo encontre verbas para defesa do Baixo-Vouga.


O PCP junta-se às vozes sobre a urgência da proteção dos terrenos agrícolas do Baixo-Vouga. Considera importante que o Ministério ...

O PCP junta-se às vozes sobre a urgência da proteção dos terrenos agrícolas do Baixo-Vouga. Considera importante que o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas reconheça “a importância da conclusão dos diques de defesa do Bloco do Baixo Vouga Lagunar (reconstrução do dique de defesa contra efeitos das marés e reforço do dique de defesa contra cheias da margem direita do rio Vouga) para a preservação do ecossistema presente e em particular do que está associado ao «Bocage»”.

Das intervenções preconizadas, considera-se importante “a constituição do sistema de diques no limite exterior neste bloco, que integra diversas estruturas hidráulicas nas interfaces com as principais linhas de água (rio Vouga-rio Velho, rio Antuã, esteiros de Barbosa, de Canelas e de Salreu)”.

Ação que poderá evitar a salinização dos terrenos e que estará nas mãos do Polis com um custo estimado de 25 milhões de euros para a primeira fase do projecto do Sistema Primário de Defesa e Drenagem do Baixo Vouga Lagunar.

O PCP lembra que PS, PSD E CDS/PP são responsáveis ao longo de mais de 30 anos pela não conclusão quando “dispuseram dos meios institucionais e financeiros necessários”.

Recordando a ação do Partido em defesa deste projecto, o PCP defende que sob a coordenação do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território “seja criada uma curta equipa técnica executiva com participação de elementos das áreas da agricultura e do ambiente, um representante de cada um dos municípios abrangidos pelo Projecto (Aveiro, Estarreja e Albergaria-a-Velha) e um responsável do Polis da Ria de Aveiro” e que a equipa “faça um ponto de situação do Projecto do Bloco do Baixo Vouga Lagunar, procedendo, no prazo de 3 meses a uma reavaliação em todas as dimensões do Projecto, determine o valor dos investimentos previsíveis, programe a execução e tome as iniciativas e decisões necessárias para inicio das obras a partir do 2º Semestre de 2012”.

Sugere que se procure enquadramento para a dotação financeira em programas como o PRODER, o QREN e verbas do Ministério para obras hidroagrícolas e projectos ambientais que suportem os 25 milhões de euros para a primeira fase do Projecto do Sistema Primário de Defesa e Drenagem do Baixo Vouga Lagunar, a investir em 2012 e 2013.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®