domingo, 2 de Novembro de 2025  05:29
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-01-2012

Apoio ao consumidor apoiou cerca de 80 pessoas sobreendividadas.


O sobreendividamento levou cerca de 80 pessoas ao Serviço de Informação e Apoio ao Consumidor de Oliveira de Azeméis em 2011. Segundo ...

O sobreendividamento levou cerca de 80 pessoas ao Serviço de Informação e Apoio ao Consumidor de Oliveira de Azeméis em 2011. Segundo o relatório anual, 82 indivíduos solicitaram o apoio do SIAC sendo o endividamento, agravado pela crise financeira das famílias, a segunda causa das reclamações e pedidos de informação dos últimos 12 meses.

O sector das telecomunicações (internet, telefone e TV) e o endividamento dominaram o número de atendimentos em 2011, seguindo-se as queixas ao nível dos serviços de eletricidade e gás.

O número de reclamações e informações passou de 65 para 288 no último ano, um aumento de 443% relativamente a 2010. Nas mediações de conflito de consumo também se verificou um acréscimo de 20 mediações em 2010 para 34 em 2011.

“O número de atendimentos e de resolução de conflitos revela que o consumidor necessitava de uma entidade local que defendesse os seus direitos, uma lacuna que deixou de existir com a criação do SIAC”, afirma o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro. O maior número de reclamações foi registado em Dezembro (52), mais sete do que em Novembro (45) e mais 20 do que em Outubro (32). A freguesia com mais reclamações/informações foi Oliveira de Azeméis (88) seguindo-se S. Roque (31) e Cucujães (25). Os dados constantes do relatório apontam, para uma taxa de sucesso de 70% nos processos de mediação de consumo. Os serviços públicos estão no topo das reclamações resolvidas em 2011 pelo SIAC que situou o tempo de resolução dos processos de mediação de consumo entre os 10 dias e os seis meses para uma taxa de sucesso de 70 por cento.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®