domingo, 2 de Novembro de 2025  05:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
13-01-2012

Amadeu Albergaria valoriza rolha de cortiça.


O deputado do PSD Amadeu Albergaria, eleito pelo círculo de Aveiro, disse-se hoje convencido de que o Governo encontrará “soluções ...

O deputado do PSD Amadeu Albergaria, eleito pelo círculo de Aveiro, disse-se hoje convencido de que o Governo encontrará “soluções legislativas adequadas à defesa da competitividade dos vinhos portugueses nos vários mercados e ao direito que os consumidores têm de obter a informação que lhes permita exercer de forma mais esclarecida as suas opções de compra”.

O parlamentar social democrata falava no plenário da Assembleia da República, durante a discussão de uma petição na qual se solicita que passe a constar nos rótulos das garrafas de vinho qual o tipo de vedante utilizado.

Os autores desta iniciativa sustentam que só com esta informação os consumidores podem escolher um produto que seja o mais correto do ponto de vista ambiental e que traga mais-valias socioeconómicas para Portugal. “Na realidade, nas últimas décadas vimos surgir vários tipos de vedantes, destacando-se de entre eles as cápsulas de alumínio e os vedantes de plástico. Estes vedantes não naturais constituíram-se como uma ameaça à rolha de cortiça", referiu, a propósito, Amadeu Albergaria.

O deputado aveirense referiu-se à ameaça que o surgimento de vedantes alternativos representa para a indústria corticeira portuguesa, mas sublinhou “a perícia e o empenho dos trabalhadores e o empreendedorismo dos empresários, que souberam responder com determinação, com inovação e desenvolvimento e com muita informação junto dos consumidores, particularmente dos estrangeiros, sobre o que é e como se produz a rolha e quais as suas vantagens”. Na sua intervenção, Amadeu Albergaria lembrou que a APCor – Associação Portuguesa da Cortiça, promoveu um estudo onde se procurou caracterizar a fileira da cortiça. A principal conclusão é a de que Portugal continua a liderar na produção e transformação de cortiça, sublinhando que cerca de 9 mil pessoas trabalham na indústria da cortiça.

Recordando que a Organização Internacional da Vinha e do Vinho lançou recentemente novas normas ambientais para o setor vitivinícola onde recomenda a utilização da rolha enquanto produto sustentável, Amadeu Albergaria, enfatizou que “os consumidores portugueses valorizam a utilização da rolha de cortiça enquanto vedante, tendo em consideração as suas características e o que ela representa do ponto de vista ambiental, económico e social”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®