domingo, 2 de Novembro de 2025  16:17
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-01-2012

Engenheiro homicida da Mamarrosa pode ter tribunal de júri



A família de Cláudio Rio Mendes, o advogado que em fevereiro do ano passado foi assassinado a tiro no parque do Rio Novo, na Mamarrosa, quer que o julgamento de Ferreira da Silva, homicida confesso, seja feito por um tribunal de júri. O pedido foi aceite, mas a defesa de Ferreira da Silva já recorreu da decisão para o Tribunal da Relação de Coimbra. Desta forma, o julgamento de Ferreira da Silva só terá uma data, quando os juízes desembargadores tomarem uma decisão.

Caso o pedido da família seja aceite, o engenheiro de 62 anos, que atualmente está em prisão domiciliária, será julgado não só por três juízes, que compõem o coletivo, mas também por quatro jurados, que serão selecionados através dos cadernos eleitorais.

O tribunal é presidido pelo presidente do tribunal coletivo, enquanto que os jurados suplentes intervêm quando, durante o julgamento ou antes do seu início, algum dos efetivos estiver impossibilitado.
Já os jurados suplentes devem assistir às audiências de julgamento para as quais tiverem sido selecionados, só sendo permitida a sua intervenção em regime de substituição caso tenham comparecido a todas as sessões de julgamento antecedentes àquela em que a respetiva intervenção se tiver de efetuar.

O júri, antes de ser escolhido, passa, no entanto, por vários processos de seleção. Os elementos não podem ter antecedentes criminais e nas entrevistas não podem expressar juízos de valor. São compensados financeiramente durante o julgamento – pelo facto de não poderem trabalhar.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®