domingo, 2 de Novembro de 2025  05:31
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
16-01-2012

Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro reuniu hoje.


O Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CI Região de Aveiro) realizou hoje em Águeda, a reunião ...

O Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CI Região de Aveiro) realizou hoje em Águeda, a reunião ordinária mensal, destacando-se das deliberações tomadas, o Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro. O Conselho Executivo "tomou conhecimento do ponto de situação da execução do Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro (PIMTRA)". Neste momento os inquéritos aos Cidadãos e Entidades estão em fase de conclusão (faltando terminar os trabalhos nos Municípios de Aveiro, Ílhavo e Ovar), para posterior análise e tratamento dos resultados. "Reiteramos por esta via a importância destes elementos para a boa caracterização da realidade sendo básicos para a definição da proposta deste Plano, agradecendo desde já a participação de todos os cidadãos que têm sido e forem contactados", é referido em comunicado.

Paralelamente aos trabalhos de campo, a empresa TIS.PT tem realizado reuniões de trabalho com os Municípios e os Operadores de Transportes, "no sentido de melhor esclarecer as principais preocupações e recolher informação no domínio da Mobilidade". "Este é um trabalho da maior importância para a caracterização e planeamento da mobilidade da região, que está a ser desenvolvido em estreita ligação aos onze Municípios associados e às entidades públicas e privadas que possam dar um contributo relevante para a sua elaboração, numa lógica de optimização das capacidades existentes, de melhoria dos serviços aos Cidadãos e de perspectivar as obras mais necessárias nesta área", acrescentam.

O CE da CI Região de Aveiro deliberou ainda aprovar o relatório do PAPERA 2011 e o Regulamento do Programa de Apoio a Projectos e Eventos da Região de Aveiro.

Com um orçamento global de 30.000 euros o PAPERA 2012 "tem como principal objectivo a estruturação de plataformas de diálogo e de parceria com as Associações sem fins lucrativos dos onze Municípios da Região de Aveiro, contribuindo para a realização de acções que promovam o seu fortalecimento e para a valorização das suas Associações". "As Associações traduzem o dinamismo e a actividade de um povo, cujo trabalho deve ser valorizado e divulgado, permitindo dar a conhecer a sua vida e obra de relevante interesse público". Destinado a todas as Associações sem fins lucrativos com sede nos Municípios pertencentes à CI Região de Aveiro, podem ser efectuadas candidaturas a nível individual ou em grupo, "pretendendo-se apoiar, na parceria institucional e no financiamento de projectos que contribuam para a Região de Aveiro, a capacidade de iniciativa das Associações, bem como a capacidade de estabelecer parcerias e desenvolver trabalhos conjuntos com a CI Região de Aveiro, podendo ser apoiados projectos que se encontrem directamente relacionados com a actividade da Região de Aveiro, nas áreas da Cidadania, do Desporto, do Ambiente, da Gastronomia, da História, da Cultura e da Cultura do Mar, privilegiando-se os temas de Desportos Náuticos e de Aventura".

Na sequência da aprovação das candidaturas apresentadas ao Eixo 4 – Desenvolvimento Sustentável das zonas de Pesas, no âmbito do PROMAR, pela CI Região de Aveiro em nome da parceria constituída para o GAC-RA, o CE da CI Região de Aveiro deliberou aprovar os seguintes procedimentos de concurso: Projecto “Enguias da Ria de Aveiro, um ex-líbris a preservar. Biologia, sanidade e pesca”: aquisição da prestação de serviços, por ajuste directo, através de convite à Universidade de Aveiro, com uma estimativa de custo de 46.926,83€ + IVA, para a realização técnica dos trabalhos previstos no projecto e necessários à boa execução dos objectivos operacionais comprometidos. <2Este é um projecto que a CI Região de Aveiro considera de relevante importância, visando analisar a evolução da distribuição e abundância da enguia na Ria de Aveiro, determinando a produtividade ecológica como base para a boa gestão da pesca, a fim de serem efectivadas as diligências necessárias à certificação da enguia como produto de qualidade inequívoca e assegurada". Projecto de Desenvolvimento e implementação da campanha promocional: aquisição por ajuste directo, através de convite a um conjunto de empresas da especialidade, com uma estimativa de custo de 52.500€ + IVA, para a realização técnica da Acção 1 – Desenvolvimento de campanha promocional, previstos no projecto e necessários à boa execução dos objetivos operacionais definidos. "Com a implementação deste projecto a CI Região de Aveiro, em cooperação com as restantes entidades parcerias do GAC-RA (nomeadamente a ERT Centro de Portugal), pretende desenvolver uma estratégia de afirmação, credibilização e gestão da marca (Ria de Aveiro) através da promoção dos elementos caracterizadores da marca e dos seus produtos (âncora)".

Ainda "volvidos sete meses sobre a tomada de posse do Governo e seis meses sobre a apresentação de relatório sobre os principais assuntos pendentes na Região de Aveiro no âmbito da ação do Governo, o Conselho Executivo da CI Região de Aveiro, que tem usado todos os meios de diligência institucional junto do Governo sem qualquer resultado até à data, solicita publicamente a atenção e a decisão do Governo para dois assuntos da maior importância e premência: o funcionamento e o futuro das parcerias formais entre o Ministério do Ambiente e os Municípios da Região de Aveiro nas sociedades anónimas (Polis Litoral Ria de Aveiro) e (Águas da Região de Aveiro - AdRA), operações da maior importância em valor financeiro, económico, social e político". "A importância primordial do plano de investimentos da AdRA e da Polis da Ria de Aveiro, que são financiados maioritariamente por Fundos Comunitários do QREN, necessita do desenvolvimento da sua gestão com agilidade e rapidez, para o que se exigem decisões ao Governo (sócio maioritário das duas empresas) em estreita ligação aos Municípios da Região de Aveiro, de forma a dar continuidade à concretização dos compromissos assumidos", pode ler-se no Comunicado de Imprensa.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®