domingo, 2 de Novembro de 2025  05:45
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
17-01-2012

Portos: Ribau Esteves defende autonomia na gestão dos Portos à escala regional. José Luis Cacho não comenta pretensão do Governo.


Ribau Esteves, líder autárquico em Ílhavo e Presidente da Comunidade inter-regional de Aveiro (CIRA), antigo líder da Comunidade ...

Ribau Esteves, líder autárquico em Ílhavo e Presidente da Comunidade inter-regional de Aveiro (CIRA), antigo líder da Comunidade Portuária de Aveiro, defende um modelo de gestão dos Portos em Portugal, que "mantenha a autonomia de gestão dos Portos à escala regional".

Para Ribau Esteves esta autonomia regional das unidades portuárias é importante, "com o Estado a assumir um mecanismo de articulação na gestão das suas empresas de base regional".

"Devemos ter um modelo que mantenha a autonomia de gestão dos Portos à escala regional, Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e o Alentejo agregado ao Algarve, com a liderança do Porto de Sines, no fundo, é o modelo que começou a ser instalado pelo Governo anterior, sabendo nós que no Centro é a mesma gente que gere os Portos da Figueira e Aveiro, este modelo de autonomia de gestão regional é muito importante porque os Portos são entidades muito relevantes para o desenvolvimento regional", disse, em entrevista à Rádio Terra Nova.

"Entendo que o Estado deve ter um mecanismo de co-gestão, de articulação de gestão com as suas empresas de base regional", adiantou.

Para Ribau Esteves a autonomia dos Portos à escala regional é relevante. "O modelo a criar deve manter a autonomia dos Portos e o Governo deve constituir uma SGPS que fizesse de chapéu às suas empresas participadas e por esse mecanismo pudesse rentabilizar as competências dos Portos, respeitando a sua autonomia", concluiu.

José Luís Cacho, Presidente da Administração do Porto de Aveiro não quis alongar-se em comentários, relativamente ao projecto do Governo que pretende a Administração dos Portos nacionais centralizada, com a presença em cada unidade portuária de um administrador delegado.

"Não concordo nem deixo de concordar, sou um gestor que foi eleito para gerir esta empresa nos últimos anos e não tenho de me preocupar com isso", disse.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®