domingo, 2 de Novembro de 2025  11:03
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-01-2012

Autarquia adere ao turismo assente no património industrial.


A Câmara Municipal de S. João da Madeira apresenta, esta segunda-feira, às 11 horas, o projeto “Circuitos pelo Património ...

A Câmara Municipal de S. João da Madeira apresenta, esta segunda-feira, às 11 horas, o projeto “Circuitos pelo Património Industrial”. Iniciativa que tem por missão projetar a cidade através de uma nova dimensão turística, pioneira a nível nacional, com a promoção do Turismo Industrial.

A apresentação estará a cargo do presidente da autarquia, Castro Almeida, num evento que irá decorrer nas instalações do Museu da Chapelaria e que contará com a presença de Cecília Meireles, secretária de Estado do Turismo.

S. João da Madeira é conhecida como cidade do trabalho. E desde há algum tempo que a autarquia local tem feito um esforço para preservar algum do património industrial mais emblemático. O museu da Chapelaria, instalado numa antiga fábrica, único na Península Ibérica, é um bom exemplo disso.

Mais vai ter continuidade com a transformação de parte da antiga metalúrgica OLIVA para as chamadas indústrias criativas. Os privados colaboram na dinamização dos circuitos turísticos pelo património industrial.

Uma das passagens obrigatórias é a fábrica de lápis VIARCO, a única ainda a laborar em Portugal e das poucas na Europa.

O calçado, que tem ali um dos seus principais núcleos, também integra o roteiro apresentado pelo vereador Ricardo Oliveira. “Pode ser visitado o Museu da chapelaria, cortadoria, fábrica de filtros para chapéus, fábrica de calçado, de lápis e uma fábrica de passamandarias”. Do ponto de vista das empresas há vantagens no intercâmio porque cumpre uma obrigação social mas a visita dos turistas aumenta a auto-estima dos trabalhadores”.

A secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, toma parte, esta manhã, na primeira visita dos circuitos pelo património industrial de São João da Madeira. O concelho recebe no final do ano o 4º Congresso Europeu de Turismo Industrial.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®