domingo, 2 de Novembro de 2025  16:07
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
26-01-2012

Museu de Ílhavo renovado. Mais valências para novos públicos. Investimento é de 4 milhões de euros.


A Camara Municipal de Ílhavo (CMI) fala de "uma nova era" para o Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), com o surgimento de novas valências ...

A Camara Municipal de Ílhavo (CMI) fala de "uma nova era" para o Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), com o surgimento de novas valências no MMI.

A parte expositiva é agora complementada com um Aquário e um espaço de Investigação.

A inauguração do Centro de Investigação e Estudos do Mar, junto ao MMI, está agendada para dia 31 de Março. Será esse o momento de arranque das comemorações dos 75 anos do MMI. A inauguração do Aquário de Bacalhaus está prevista para 21 de Outubro.

São, apenas, dois dos momentos de um ano festivo que assinala os 75 anos do MMI. O programa inclui a celebração do Dia Mundial dos Museus em Maio, a celebração do Dia Mundial dos Oceanos em Junho, um Festival Náutico e o Festival do Bacalhau, entre outras iniciativas.

Globalmente "serão investidos 4 milhões de euros no Centro de Investigação, na ampliação do MMI, na conservação do Navio Museu Santo André e na programação festiva", sublinhou hoje de manhã Ribau Esteves, líder autárquico, para quem o MMI é uma "peça" na afirmação da região e uma aposta turística. "Fazemos neste contexto um jogo completo, aqui existe cultura, actividade económica, desporto, turismo, todo um conjunto de facetas que de forma directa interagem com a vida do Museu nas suas múltiplas dimensões, nomeadamente na sua utilização para diferenciar uma história, uma terra e uma região", disse.

Álvaro Garrido, Director da unidade museológica disse que o MMI sente a necessidade de chegar a novos públicos, "uma nova centralidade cultural e lúdica", criada em Ílhavo. "Estimular a procura de públicos mas, pretende-se um consumo integrado, ou seja, as pessoas devem ser impelidas a visitar o Museu para ver o Aquário, mas que vejam o Museu renovado no seu todo, tudo de uma forma integrada no todo", sublinhou.

Paulo Costa, Vereador da CMI referiu que o Logótipo hoje apresentado reflecte esta nova realidade. "O Museu, o Aquário e a investigação são valências retratadas no novo logótipo, temos três gotas que são as três valências do Museu, optamos ainda pelo azul, que tem a ver com o mar, as gotas, devido às temáticas marítimas", disse.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®