domingo, 2 de Novembro de 2025  16:17
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-02-2012

Comarca de Anadia esvaziada



A Comarca de Anadia vai perder o juízo de grande instância civil que poderá estar de partida para Aveiro, caso o mapa de reorganização judicial venha a ser aprovado. Nesta reorganização, Anadia perde ainda três juízes do quadro de recursos humanos.

A Comarca de Anadia vê assim as suas competências esvaziadas, ficando apenas com um juízo de média e pequena instância cível e criminal. Mas Anadia ainda vai perder dois magistrados do Ministério Público e 19 oficiais de justiça.

Já Oliveira do Bairro ganha dois juízes com o reforço do Tribunal de Família, mantendo o mesmo número de magistrados do Ministério Público (três). Perde, contudo, um oficial de justiça (fica com 21).
A Comarca de Águeda perde três juízes, mantendo os oito magistrados do Ministério Público. Perde, no entanto, dois oficiais de justiça. A Comarca de Vagos ganha um juiz e perde dois oficiais de justiça.

Fechos. Nesta reorganização, o Ministério da Justiça quer extinguir 47 tribunais/juízos com menos de 250 processos, de acordo com a proposta de reorganização do mapa judiciário a que Jornal da Bairrada teve acesso. Assim, as Comarcas de Sever do Vouga e Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, poderão fechar portas. O mesmo acontecerá às Comarcas de Mira, Penacova, Soure, Penela, Pampilhosa da Serra e Tábua, no distrito de Coimbra.

Explicações. Segundo o documento de trabalho, “no distrito de Aveiro existem Comarcas que apresentam um volume processual muito reduzido. No entanto, a população residente neste distrito sofreu um ligeiro aumento de 0,11% nos últimos dez anos (Censos 2011 preliminares), sendo que, na maioria dos municípios, se verificou uma diminuição da população”.

“A análise de alguns fatores, nomeadamente, o movimento processual, a evolução demográfica e a inexistência ou insuficiência de instalações adequadas, tendem a justificar a extinção de alguns tribunais no distrito de Aveiro”, lê-se.

A proposta, elaborada pela Direcção Geral da Administração da Justiça, reconhece que as mudanças sugeridas levarão a alguma contestação local e defende o esclarecimento das populações e autarcas relativamente às opções tomadas.

Pedro Fontes da Costa


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®