domingo, 2 de Novembro de 2025  16:23
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-02-2012

Viagem interativa ao corpo humano em Estarreja.


645 alunos percorrem o corpo humano e testemunham os problemas mais relevantes e mais contemporâneos na ciência médica tais como as ...

645 alunos percorrem o corpo humano e testemunham os problemas mais relevantes e mais contemporâneos na ciência médica tais como as células estaminais, nanotecnologias, ADN e a terapia genética.

Esta semana e pela primeira vez, as crianças de Estarreja têm a oportunidade de fazer uma viagem inédita, uma excursão interactiva no “Champimóvel”. A Câmara Municipal promove esta aventura, levando a ciência até às escolas.

Uma oportunidade única. “Gostei muito, é uma experiência a repetir. Vimos células e coisas espantosas que eu nunca tinha visto. Foi muito divertido”, reagiu Débora, do 6.º F da Escola Padre Donaciano. Para muitos, esta foi a primeira vez que entraram num simulador. Rui Pedro foi uma dessas crianças mostrando-se muito surpreendido. “É uma experiência divertida mas também aprendo. Adorei”.

O “Champimóvel”, da Fundação de Champalimaud, é uma experiência tridimensional, interactiva e móvel com base num filme 3D – O Futuro da Ciência – transmitido num simulador transportável por camião TIR, com tecnologia de ponta cientifica-médica para o coração e a mente das crianças, com idades entre os 9 aos 14 anos. Está estacionado na Escola Básica Integrada Padre Donaciano de Abreu Freire, sendo visitado por alunos do Agrupamento de Escolas de Estarreja, de Pardilhó e da Secundária. Amanhã, estará na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Doutor Egas Moniz, para os alunos do Agrupamento de Avanca.

Despertar a curiosidade científica dos estudantes que imergem no funcionamento do corpo humano ao nível microscópico é um dos principais objectivos desta acção. “Achamos importante esta sensibilização para a ciência”, afirmou ontem o vereador da Educação da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria. “São oportunidades que não se podem desperdiçar e que nós proporcionamos para que os nossos alunos aprendam mais e melhor”. A descoberta dos temas científicos subjacentes é feita de forma natural e lúdica. “Será pela experimentação, pelo ver, pelo sentir, pelo compreender, utilizando as novas tecnologias, pela interatividade, que o assimilar dos conhecimentos mais se consolida”, acrescentou o responsável municipal pela pasta da Educação.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®