domingo, 2 de Novembro de 2025  23:46
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-02-2012

BE declara oposição à introdução de fosfatos na transformação do bacalhau seco.


O Bloco de Esquerda rejeita proposta da Comissão Europeia sobre secagem do bacalhau. Numa fase em que surgiram notícias sobre a ...

O Bloco de Esquerda rejeita proposta da Comissão Europeia sobre secagem do bacalhau. Numa fase em que surgiram notícias sobre a possível avaliação da Comissão Europeia à introdução de produtos químicos, no caso fosfatos, na transformação do bacalhau seco. Os partidos com assento no Parlamento Europeu mostraram-se desagradados.

Novas informações dizem que essa medida só seria aplicada em países onde o bacalhau salgado seco não tem a preferência dos consumidores mas o BE avisa já que a decisão, a ser aprovada, teria “forte impacto negativo na indústria portuguesa do sector que se verá obrigada a custos superiores no processo de secagem, para além da descaracterização e alteração do sabor do produto”.

É uma proposta que tem sido associada a à indústria nórdica e que poderia afetar o emprego nesta área, particularmente na região de Aveiro onde este se concentra.

Marisa Matias abordou esta questão ontem na sessão plenária do Parlamento Europeu em Estrasburgo e questionou as prioridades europeias. "Quando assistimos a tanta falta, mas tanta falta de Europa em tanta coisa essencial para a vida dos cidadãos e das cidadãs europeias, o que a Comissão Europeia escolhe como prioridade é ir mexer no bacalhau". "Qual é o poder oculto que as empresas nórdicas detentoras deste método terão sobre a Comissão para que se imponha esta nova tecnologia", perguntou.

A parlamentar do Bloco de Esquerda recordou que "em Portugal, durante centenas de anos, foram usados métodos tradicionais de secagem de bacalhau, que permitiram salvaguardar a saúde pública" e estranha os motivos que levam a Comissão Europeia a colocar "em causa estes métodos, estes conhecimentos seculares, para impor um método único, artificial, que recorre à utilização de fosfatos, que altera a qualidade do alimento, que altera os sabores".


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®