domingo, 2 de Novembro de 2025  18:56
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-03-2012

Grupos folclóricos e associações preparam recriação do ciclo do linho.


A recriação do ciclo do linho volta no dia 25 de Março à Casa Museu Custódio Prato na Murtosa. Rancho Folclórico “Os Camponeses ...

A recriação do ciclo do linho volta no dia 25 de Março à Casa Museu Custódio Prato na Murtosa. Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria”, o rancho “As Andorinhas de S. Silvestre”, a Confraria Gastronómica “O Moliceiro”, a Associação Desportiva e Recreativa das Quintas e o Núcleo da Murtosa da Fraternidade de Nuno Álvares abraçaram, este ano, o desafio levar a efeito o Ciclo do Linho.

O calendário das ações foi planeado por forma a que cada momento da recriação tenha correspondência efetiva com os tempos reais do Ciclo do Linho A primeira fase está marcada para dia 25 com o lavrar e gradar do terreno, com vacas de raça marinhoa, seguida do semear do linho “a lanço”. Haverá, igualmente, animação com cantares tradicionais, bem como a possibilidade de visitar a Casa-Museu.

As tarefas de preparação e cultivo do terreno (lavrar, gradar e semear) serão feitas à semelhança daquilo que era habitual nas primeiras décadas do século passado, com alfaias agrícolas, gado, sementes e métodos de trabalho, similares ao da época, incluindo o modo de vestir dos intervenientes/figurantes.

Em Junho será o momento de arrancar, ripar e remolhar o linho, culminando o ciclo com a recriação, em Setembro, do secar, amassar, espadelar, assedar, fiar, barrelar, urdir e tecer do linho.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®