domingo, 2 de Novembro de 2025  18:54
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
20-03-2012

PS quer mais tempo e reforma voluntária na administração autárquica.


O PS analisa o Documento Verde da Reforma da Administração Local e tem posição definida sobre a reforma. A Federação Distrital ...

O PS analisa o Documento Verde da Reforma da Administração Local e tem posição definida sobre a reforma. A Federação Distrital lembra que a necessidade de se operar uma reorganização do mapa administrativo português, sobretudo das freguesias, não advém de uma necessidade financeira mas que é necessário pensar numa reforma e defende que esse debate deveria incluir a regionalização.

O memorando de entendimento assinado com a troika impõe uma redução do número de autarquias. Todavia, não especifica se a concretização desse objetivo se cumpre com a diminuição de freguesias, se de municípios, se de ambas as circunscrições territoriais.

Assumindo que a dimensão média dos municípios portugueses, em termos de população, é superior à da maioria dos países europeus, não se nos afigura imperativo um reajuste significativo desta realidade.

Ainda assim admite ser necessário encontrar “maior coerência territorial” e lançar um debate nacional que vise a apresentação de uma proposta alicerçada num consenso alargado. Diz que fazê-lo até Junho de 2012 é apertado e aponta Lisboa como exemplo de reforma sublinhando que a alteração do mapa das freguesias deverá “permitir a sua agregação àquelas que o queiram fazer voluntariamente”.

“Reorganizar o mapa autárquico sem adequar as competências de cada um dos órgãos das autarquias, em especial das freguesias, é descurar uma vertente fundamental do problema”. Para o PS “uma verdadeira autonomia das freguesias face ao poder municipal deve ficar assegurada no novo figurino legal” com “competências e meios “adequados”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®