domingo, 2 de Novembro de 2025  21:07
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
26-03-2012

Ambiente: Governo não pode suspender investimentos essenciais para defesa de pessoas e bens - PS.


O presidente da Federação de Aveiro do Partido Socialista defendeu hoje, em Ovar, após uma visita aos locais da costa mais ameaçados ...

O presidente da Federação de Aveiro do Partido Socialista defendeu hoje, em Ovar, após uma visita aos locais da costa mais ameaçados pelo avanço do mar, que o Governo não pode suspender os investimentos públicos essenciais para a defesa de pessoas e bens.

Referindo como exemplo o programa Polis para a Ria de Aveiro, que em Ovar envolve obras como a defesa da costa no Furadouro e a requalificação da Barrinha de Esmoriz, Pedro Nuno Santos afirma que "a Câmara já fez uma transferência de 1,6 milhões de euros mas a obra não está a ser feita e, mesmo que agora a autarquia quisesse conduzir os trabalhos por si própria, tem esse dinheiro retido e ninguém lho devolve". Recordando que "Ovar tem a zona mais frágil de toda a costa portuguesa e que há até estudos que indicam que essa é a área mais problemática de toda a costa europeia", Pedro Nuno Santos declara que "é preciso fazer trabalhos de conservação e manutenção nas obras realizadas pelo governo anterior, que foi o que mais investiu na defesa da costa".

"O que nos preocupa é que essa manutenção não está a ser feita e isso deixa pessoas e bens em situação de vulnerabilidade", explica o deputado. "Só se fazem obras de emergência depois de a Câmara pressionar muito e essas obras vão ficando mais caras e não resolvem o problema de fundo", acrescentou.

Pedro Nuno Santos pretende que "as intervenções sejam feitas pela tutela, que é quem tem a responsabilidade nesta matéria", mas, relacionando a suspensão dos investimentos na costa com a paragem também verificada ao nível das obras nas redes de água e saneamento, realça que "a austeridade não pode ser justificação para travar este tipo de investimento público".

"Não podem suspender-se investimentos que já estavam contratualizados e que já tinham financiamento atribuído", explica o socialista. "Primeiro, porque em causa estão obras maioritariamente comparticipadas por fundos da União Europeia e em que o esforço nacional é pequeno, depois, porque a austeridade não pode ser desculpa para negligenciar a proteção de pessoas e bens, e obras essenciais como o saneamento básico", disse.

Para o presidente da Federação de Aveiro do PS, "os investimentos em causa não são supérfluos ou desnecessários, e, além do mais, são decisivos para ajudar à recuperação económica do país" porque "o Governo concentrou os ovos todos na cesta da exportação e a realidade é que os principais mercados da produção portuguesa também estão com problemas, como se vê em Espanha".

Ainda quanto às críticas à suspensão do investimento na costa, Pedro Nuno Santos lança depois um desafio aos deputados por Aveiro do PSD e do CDS: "Já que foram tão opinativos até às últimas eleições, mas não se ouvem desde que este Governo tomou posse, que se lembrem de defender as populações que os elegeram. Isso ajudava à segurança das pessoas que vivem mais próximas do mar e também ajudava a credibilizar a política".

A presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, Rosário Relvas, concorda. "É muito importante que deputados e governantes venham efetivamente conhecer esta realidade, no local", defende a socialista. "Ficam com uma noção completamente diferente do problema e só assim é que percebem em que medida estas obras na costa são de facto importantes".

Fonte: LUSA


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®