domingo, 2 de Novembro de 2025  23:37
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
26-03-2012

Aveiro é a segunda zona do Norte e Centro do País com mais arrojamentos de espécies marítimas em 2011.


Aveiro foi a segunda zona do Norte e Centro do País com mais arrojamentos de espécies marítimas em 2011. Um arrojamento é quando um ...

Aveiro foi a segunda zona do Norte e Centro do País com mais arrojamentos de espécies marítimas em 2011. Um arrojamento é quando um animal dá à costa, vivo ou morto.

O relatório coordenado pela Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem dá conta de 44 exemplares, sobretudo cetáceos e aves, recolhidos na costa litoral, a esmagadora maioria sem vida. Em primeiro lugar está a Figueira da Foz. Um eixo marítimo com particularidades comuns que justificam o aparecimento das espécies, como explica Catarina Eira, da estação de campo de Quiaios. "A explicação para isto é o sistema de marés, as correntes maritimas e a direcção do vento, é uma zona de actividade pesqueira muito intensa onde há muitas redes de pesca e barcos a operar, tudo isto origina um maior numero de interacções com as espécies".

No Norte e Centro, em 2011, foram registados 208 arrojamentos de cetáceos, contra 67 em 2010, o número mais elevado desde que existe monitorização. A captura nas redes é a causa de morte mais representativa nos cetáceos, na ordem dos 65 por cento dos casos.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®