domingo, 2 de Novembro de 2025  10:33
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-04-2012

Marcelo Rebelo de Sousa nas “Tertúlias a Direito”


Iniciativa, promovida pela firma de advogados Azevedo Brandão & Associados, decorreu anteontem, em Espinho

Diagnosticando que o país tem vivido “uma história de crises permanentes” e “uma história de superar as crises”, o ex-presidente do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa esteve anteontem em Espinho para falar sobre as “facturas” que têm vindo a somar-se ao longo das décadas e que conduziram Portugal ao estado de hoje, mesmo anteriores às herdadas do salazarismo.
Recordando que há causas para a crise que são “velhíssimas” – e não apenas “velhas” ou da “actualidade” – o também conselheiro de Estado apontou como exemplo o facto de a revolução industrial ter sido tardia: “Veio com 100 anos de atraso” enfatizou, lembrando a criação da Siderurgia Nacional, a grande siderurgia lusa, na década de 60.
O professor falava durante a segunda edição das “Tertúlias a Direito” promovidas pela firma de advogados Azevedo Brandão & Associados, desta vez sobre o tema “Europa, Portugal, Crise e Direito”.

“A Europa está a criar um novo direito”
Entre os tópicos de abertura da “conversa”, esteve o facto de o Direito não conseguir acompanhar as rápidas mudanças da realidade social e económica. Foi o exemplo das Novas Tecnologias da Comunicação, nomeadamente a Internet: “Quando surgiu, não havia legislação. O Direito vai sempre a correr atrás do prejuízo e quando encontra uma solução está sempre atrasado”, acentuou, numa referência ao que se faz e diz na grande rede mundial de computadores.
Outra ideia expressa foi a de que “a Europa está hoje a criar um novo Direito”, o que está patente mas novas normas jurídicas criadas para apertar com o controlo dos défices e as leis que condicionam a elaboração dos Orçamentos de Estado. “O acordo com a Troika cria Direito”, acrescentou.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®