domingo, 2 de Novembro de 2025  20:59
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-04-2012

Município de Vagos com “situação de desequilíbrio conjuntural”



Na Câmara de Vagos o endividamento era galopante, a situação financeira no curto prazo “desequilibrada”, e as receitas orçamentais “sistematicamente empoladas”. As anomalias, publicitadas na última edição do quinzenário “O Ponto”, foram detetadas pelos técnicos da Inspeção-Geral das Finanças (IGF), que passaram várias semanas a vasculhar as contas da autarquia, relativas ao triénio 2008/2010.
No parecer que acompanha o relatório, já entregue ao executivo de Rui Cruz, ressalta a informação de que o maior desequilíbrio aconteceu em 2010, mesmo após a adesão da autarquia ao Programa de Regularização Extraordinária de Dívidas do Estado (PREDE). Naquele ano, o prazo médio de pagamento era de 453 dias, enquanto o saldo real de operações orçamentais era naturalmente negativo (12,8 milhões de euros).
De acordo com o referido parecer, o município de Vagos apresentava, no final do triénio em apreço, uma situação de “desequilíbrio conjuntural”, tendo as receitas orçamentais sido “sistematicamente empoladas”. Tal facto levou a que a Câmara deixasse de cumprir o objetivo previsto, no caso do prazo médio de pagamento (que aumentou), formalmente assumido com a adesão ao PREDE.
Ainda segundo a IGF, o município de Vagos cumpriu, em 2010, “todos os limites legais de endividamento municipal, previstos na lei das Finanças Locais”. Contas feitas, a autarquia vaguense devia, naquele ano, o montante de 19,1 milhões de euros. O que, comparativamente a 2008, quando a dívida ascendia a 8,4 milhões, representou um agravamento de 79%.

Leia mais na edição impressa.
Eduardo Jaques
Colaborador


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®