domingo, 2 de Novembro de 2025  15:57
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-05-2012

Ana Barros, directora do Museu do Brincar: “É fantástico perceber o poder da infância”


Ana Barros, aveirense de 56 anos, é mentora do Museu do Brincar que, recentemente inaugurado em Vagos, já recebeu 4.200 visitas

Ana Barros, residente na freguesia da Vera Cruz (em Aveiro), concretizou, aos 56 anos, o sonho de criar um museu dedicado aos mais pequenos.
Tendo frequentado o curso de Educadora de Infância, em Lisboa, Ana Barros é licenciada em Expressões Artísticas, pela Universidade do Minho. Além disso, possui formação em expressão dramática, teatro e encenação, que foi adquirindo ao longo do seu percurso no Grupo de Teatro “Arlequim”, do qual é uma das fundadoras. Um grupo que, criado em 1978, se especializou em teatro para a infância. “Tive grandes mestres, como Isabel Alves Costa, Mestre Esteves, João Paulo Seara Cardoso e Giselle Barret, pessoas que foram verdadeiros marcos na minha vida… e, claro, todas as pessoas com que trabalhei nestes ‘palcos’ de troca de experiências e aprendizagens conjuntas, com destaque para o meu sempre companheiro nestes percursos: o meu marido “Jackas”, sublinha.

Desde quando vinham sendo recolhidos os brinquedos que, agora, integram o espólio do Museu do Brincar (MdB)?
Perde-se no tempo… Acho que sempre fui apaixonada por colecções, por guardar “coisas” com muito carinho. Aqui, também tive um grande mestre, ou melhor, um guru: falo do meu pai. O meu pai era uma pessoa de uma profunda sensibilidade, olhava para os objectos com poesia e aprendi, com ele, a escutar as histórias que os objectos nos podem contar. Visitei muitos museus com os meus pais e irmãos; para nós, nunca foram uma maçada, mas sempre espaços de aventura e contadores de histórias.
Fui guardando e recolhendo. Quando casei, passámos a ser dois nesta procura e neste juntar. Depois, as pessoas amigas também nos davam muito material.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®