domingo, 2 de Novembro de 2025  10:34
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-05-2012

Aveiro: Nova ponte, já no terreno, obriga à demolição do Drinks


Obra de construção da travessia que fará a ligação entre a Baixa de Santo António e o Parque Infante D. Pedro já está no terreno

A obra de construção da ponte pedonal que fará a ligação entre a Baixa de Santo António e o Parque Infante D. Pedro já está no terreno. A empresa Correcta Construções, com sede em Cacia, já começou a montar o estaleiro e a construir a estrutura em ferro, na antiga fábrica Bóia & Irmão, no centro da cidade, que a Correcta Construções comprou recentemente.
A construção da travessia pedonal sobre a Avenida Artur Ravara vai obrigar à demolição do café Drinks, na Baixa de Santo António. Este estabelecimento comercial irá passar a funcionar num edifício novo que será construído nas imediações. A empreitada deverá igualmente ditar o abate de duas árvores.
O projecto da ponte - que irá demorar um ano a ser finalizado - será executado ao abrigo do programa de regeneração urbanística Parque da Sustentabilidade (PdS), que envolve a Câmara de Aveiro e diversos parceiros públicos e privados.
Segundo o vereador Pedro Ferreira, a autarquia aposta num “novo conceito de atravessamento”, definido como uma “ponte-jardim” a uma “cota alta” e que fará a ligação entre a Baixa de Santo António e o Parque Infante D. Pedro, duas das principais áreas verdes da cidade.
A travessia terá “uma geometria orgânica e uma estrutura leve” e irá assemelhar-se a uma “grande árvore metálica”, podendo ser usada por pessoas e bicicletas “ao nível das copas das árvores”. Os acessos serão em formato de rampa, mas existirá também uma escadaria em espiral.

Obra acima de
600 mil euros

O projecto implica a requalificação dos espaços à superfície. “Foram considerados novos alinhamentos e percursos, novos materiais para os pavimentos e um novo desenho de algumas áreas de relva e vegetação arbórea”, explicou o autarca.
A intervenção favorecerá as áreas pedonais e os jardins “em detrimento de grandes áreas com pavimento betuminoso e estacionamento, muito apetecíveis ao aparecimento em massa do automóvel”.
Um dos objectivos da empreitada é garantir a “continuidade” entre os dois jardins, separados pela Avenida Artur Ravara. Esta via será elevada e o seu revestimento será composto por um material que se integre com a restante praça e que permita actuar como inibidor de velocidade.
Segundo a autarquia, a obra foi adjudicada por 658 mil euros (acrescidos de IVA). A adjudicação foi feita por um valor inferior aos 950 mil euros definidos como o preço-base do concurso público.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®