domingo, 2 de Novembro de 2025  10:26
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
11-05-2012

UA colabora em projeto de geminação de escolas técnico-profissionais entre Moçambique e Portugal.


A Universidade de Aveiro dirige o projeto de geminação de escolas técnico-profissionais entre Moçambique e Portugal. Envolve as ...

A Universidade de Aveiro dirige o projeto de geminação de escolas técnico-profissionais entre Moçambique e Portugal. Envolve as seguintes parcerias.

Escola Profissional Domingos Sávio de Inharrime – Escola Profissional da Mealhada; Instituto Médio Agrário do Chokwè – Escola Profissional de Santo Tirso; Instituto Médio Agrário de Boane – Escola Profissional de Abrantes; Escola Profissional da Ilha de Moçambique – Escola Profissional de Alcobaça; Escola Profissional Familiar Rural de Honoíne– Escola Profissional de Fermil.

O objetivo passa por interligar estas escolas, motivando a aposta nas novas tecnologias. Participam neste trabalho o Projecto Pensas e o Ministério da Educação de Moçambique que têm experiência de colaboração noutras áreas e que agora alargam a influência ao Ensino Profissional, através da implementação de um projeto de geminação de escolas profissionais entre Moçambique e Portugal.

“Laços de Lusofonia” conta também com o apoio do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento e da Fundação Portugal África. O projeto tem como principal objetivo potenciar a troca de experiências e conhecimentos ao nível do ensino e da aprendizagem, criando uma relação entre as escolas que irão ser geminadas. Pretende ainda identificar as dificuldades e trabalhar os módulos a lecionar no sentido de colmatar as lacunas existentes em cada escola.

A Plataforma de Ensino Assistido implementada pelo Pensas em Moçambique servirá de base à geminação e à troca de conhecimentos entre as escolas.

O Pensas vai, desta forma, apoiar a consolidação do Ensino Técnico em Moçambique. António Batel Anjo, responsável pelo projecto, lembra que este país tem feito um esforço para o alargamento da rede de Escolas Técnico-Profissionais.

“Moçambique está a apostar na formação de técnicos especializados, na qualificação dos seus recursos humanos, que virão servir de alavanca à economia do país. O Projeto Pensas vai dar o seu contributo, fomentando a troca de saberes e de experiências com vista a uma formação sólida e pronta para ser aplicada no terreno”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®