domingo, 2 de Novembro de 2025  16:16
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
15-05-2012

Distrito de Aveiro apontado como exemplo na liderança das exportações e do investimento em tecnologia.


A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e a Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) apresentaram as mais recentes ...

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e a Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) apresentaram as mais recentes previsões económicas, bem como uma caracterização regional e sectorial do tecido produtivo da Região de Aveiro, na Conferência “Internacionalizar para Crescer” que ainda decorre a esta hora. Uma iniciativa que se realiza nas Caves Aliança, em Anadia, até às 20h00, promovida ao abrigo do Programa PADECip - Programa de Apoio à Decisão Empresarial.

Na caracterização sectorial e regional exposta por Hermano Rodrigues, coordenador de equipas da empresa Augusto Mateus, Aveiro é identificado como um Distrito "exemplo positivo a nível nacional na liderança das exportações como uma relevância de 7,272 milhões de euros, com um forte investimento na área tecnológica, posiciona-se no topo da produtividade nacional, sendo responsável por 642,5 milhares de empregos".

Mário Centeno, director adjunto do departamento de estudos económicos do Banco de Portugal, considerou que Portugal "deve conseguir restaurar a confiança dos mercados internacionais na economia nacional". No seu discurso, o professor universitário focou a necessidade de intervenção em três áreas principais: reformas estruturais para potenciar o crescimento económico, criar empregos e melhorar a competitividade da economia, definir uma estratégia para consolidar a credibilidade fiscal e promover um processo ordenado de desalavancagem do sector financeiro através de mecanismos do mercado, apoiados por fundos específicos para recapitalizar os bancos.

A crescente tendência do aumento das exportações verificada em 2011 foi um dos factores positivos referidos por Augusto Mateus, que numa caracterização dos sectores base das exportações portuguesas, salientou o sector automóvel como o mais forte, com uma quota de 18 por cento. O economista e ex-Ministro da Economia e Secretário de Estado da Indústria apresentou a tendência defendida pelo Ministério das Finanças do aumento do PIB, do consumo privado e dos investimentos, não acompanhado pelo consumo público.

Através desta conferência organizada no âmbito do PADECip - Programa de Apoio à Decisão Empresarial, a CIP pretendeu "proporcionar um espaço para reflexão e assunção de soluções e criação de valor para as empresas, para as economias regionais e nacional e, consequentemente, para a sociedade, através da geração de emprego".

Nesta iniciativa, com o tema “Internacionalizar para Crescer”, foi dado especial enfoque à questão da internacionalização, em especial das PME´s e foram ainda apresentadas as mais recentes previsões económicas, bem como uma caracterização regional e sectorial do tecido produtivo da Região de Aveiro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®