domingo, 2 de Novembro de 2025  15:34
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
16-05-2012

Distrito de Aveiro apontado como exemplo na liderança das exportações


Dados foram ontem apresentados na conferência “Internacionalizar para Crescer”, promovida pela CIP e pela AIDA

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e a Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) apresentaram, ontem, as mais recentes previsões económicas, bem como uma caracterização regional e sectorial do tecido produtivo da região de Aveiro, na conferência “Internacionalizar para Crescer”. A iniciativa, que decorreu ao longo de todo o dia, nas Caves Aliança, em Anadia, foi promovida ao abrigo do Programa PADECip - Programa de Apoio à Decisão Empresarial.
Na caracterização sectorial e regional exposta por Hermano Rodrigues, coordenador de equipas da empresa Augusto Mateus, Aveiro é identificado como um distrito exemplo positivo a nível nacional na liderança das exportações como uma relevância de 7. 272 milhões de euros. Com um forte investimento na área tecnológica, posiciona-se no topo da produtividade nacional, sendo responsável por 642,5 milhares de empregos.
Também no âmbito da conferência, o secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, Almeida Henriques, fez questão de afirmar que, a solução para ultrapassar a crise terá que passar, necessariamente, pelo incremento das exportações.
“A melhor vitamina contra a crise é o incremento da internacionalização e exportação das nossas empresas, este é o único caminho para Portugal” e, apesar da necessidade de outras reformas estruturais, Almeida Henriques entende que a saída da crise terá que passar sobretudo “pelas empresas e seus colaboradores”.
Neste contexto, Almeida Henriques deu ainda conta da aposta do governo em dinamizar alguns mercados externos, nomeadamente apostando na Europa, Merco-Sul e outros mercados emergentes, salientando a subida registada nas exportações nacionais no primeiro trimestre deste ano. De resto, o governante deu conta do elevado número de empresas que elaborou candidaturas ao QREN no âmbito do estímulo às exportações. Candidaturas que atingem a fasquia dos 280 milhões de euros.
De destacar também as palavras do presidente da CIP, desafiando o governo a abandonar as políticas de austeridade, em detrimento de políticas de crescimento. “Sem investimento, não temos crescimento; e só podemos alterar os números do desemprego com esse crescimento. O ambiente institucional tem que ser mais amigo e favorável, para inverter a tendência”, referiu António Saraiva, desafiando os governantes a fomentarem “reformas corajosas”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®