domingo, 2 de Novembro de 2025  05:45
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
17-05-2012

Autarquia interpõe Providência Cautelar contra o Ministério das Finanças. Em causa os cinco por cento do IMI que o Governo reclama.


A Câmara Municipal de Aveiro interpôs no Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro uma providência cautelar contra o Ministério das ...

A Câmara Municipal de Aveiro interpôs no Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro uma providência cautelar contra o Ministério das Finanças, pedindo a suspensão das normas que estipulam a apropriação, por parte do Governo, de cinco por cento das verbas cobradas em IMI.

Meio milhão de euros é o valor que o Presidente da Câmara de Aveiro, Élio Maia, refere, como perda da receita da Autarquia.

O Governo estipulou unilateralmente apropriar-se de cinco por cento das verbas cobradas em sede de IMI, verbas que até agora revertiam para os Municípios. A Câmara de Aveiro, à semelhança da posição já adoptada por outros Municípios, e na sequência de uma recomendação expressa da Associação Nacional de Municípios Portugueses, acaba de interpor no Tribunal Administrativo e Fiscal uma providência cautelar contra o Ministério de Estado e das Finanças, pedindo a suspensão da decisão.

“Ciente de que a aprovação daquela norma consubstancia mais um inaceitável ataque ao poder autárquico democraticamente eleito, privando-o de recursos indispensáveis ao cumprimento dos seus compromissos económicos e financeiros, confiamos que o poder judicial não deixará de verificar e declarar a ilegalidade das normas jurídicas em causa” explica Élio Maia.

O Edil acrescenta ainda que “consideramos inconstitucional e inaceitável a retroactividade que a portaria se serve para lesar os Municípios e, no caso concreto do nosso, com uma verba superior a meio milhão de euros”. (em actualização)


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®