domingo, 2 de Novembro de 2025  10:43
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
20-05-2012

Estarreja: Fundação Cónego Filipe de Figueiredo inaugura serviços sociais


Várias valências dedicadas à infância e à terceira idade funcionam desde o ano passado em Beduído

A Fundação Cónego Filipe de Figueiredo (FCFF) inaugurou ontem as suas instalações, em Beduído, numa cerimónia que contou com a presença do director distrital da Segurança Social, António Santos Sousa, do bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos, e do presidente da Câmara de Estarreja, José Eduardo Matos.
Criada em 2004, a instituição oferece desde o ano passado várias valências dedicadas à infância e à terceira idade - creche, lar e centro de dia. O serviço de apoio domiciliário começará a funcionar em Julho.
Com a lotação ocupada a 95 por cento, a fundação acolhe actualmente cerca de uma centena de utentes. Outros 40 seniores serão acompanhados nos seus domicílios.
Estes serviços visam suprir a “ausência de respostas suficientes na área da infância e da terceira idade” em Estarreja, refere a FCFF. No total, o projecto está avaliado em mais de 2,5 milhões de euros, com comparticipações de 1,1 milhões de euros da Segurança Social, através do Programa de Alargamento da Rede dos Equipamentos Sociais, e de 200 mil euros da Câmara de Estarreja e da Junta de Freguesia de Beduído.
A obra ontem inaugurada cumpre “um sonho” do cónego Filipe de Figueiredo, “uma pessoa humilde e com um enorme espírito de solidariedade e humanidade”, disse Domingos Mendes, presidente da fundação.
A FCFF “deve estar virada para a população em geral e suas carências, realizando todas as acções que as disponibilidades financeiras e o seu corpo de voluntários permitam”, acrescentou.
Na sessão solene, o dirigente advertiu para as dificuldades actuais. “A obra existe, mas tem de ser paga e alimentada e falta-nos o essencial que é o apoio material e financeiro para podermos honrar com os compromissos assumidos”, afirmou. “Não basta apontar o dedo e criticar. É necessário contribuir e colaborar”, apelou.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®