domingo, 2 de Novembro de 2025  10:34
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-05-2012

Pardilhó, Estarreja: Redução de freguesias lembra “promoção comercial”


Assembleia de Freguesia de Pardilhó aprova por unanimidade moção “contra a extinção de freguesias”

A Assembleia de Freguesia de Pardilhó aprovou por unanimidade uma moção “contra a extinção de freguesias” e “em defesa do poder local democrático”, onde é manifestada “oposição a qualquer proposta de liquidação de freguesias que não tenha sido decidida pela população e pelos seus órgãos autárquicos eleitos democraticamente”.
“Nenhum órgão autárquico foi eleito com o mandato para liquidar freguesias”, sustenta a Assembleia de Freguesia, de maioria social-democrata.
A moção apela à Câmara e à Assembleia Municipal de Estarreja para “recusarem a agregação da freguesia de Pardilhó, bem como de qualquer outra do concelho”, notando que a redução de 20 por cento das freguesias proposta pela tutela se assemelha a uma “promoção comercial”.
No texto, os eleitos exortam a Associação Nacional de Freguesias e a Associação Nacional de Municípios a “não pactuarem com este processo”. “Hoje é a liquidação de freguesias, amanhã serão os municípios”, lê-se.
A Assembleia de Freguesia pede ainda ao Presidente da República para não promulgar a legislação, “em consonância com as suas declarações contra o agravamento das assimetrias regionais, a desertificação e o despovoamento do interior e em defesa da identidade local”.
Os dirigentes políticos pardilhoenses concluem que, “ao contrário do anunciado reforço da coesão, o que daqui resultaria seria mais assimetrias e desigualdades, ou seja, mais abandono, menos investimento local, menos serviços públicos, menos satisfação e resolução dos problemas das populações”.
A moção - que será enviada para o Parlamento, a Presidência da República ou o Governo - lembra ainda que as freguesias representam “apenas 0,1 por cento do total do Orçamento do Estado” e “em nada contribuem para a dívida pública”, acrescentando que “a liquidação de centenas de freguesias representaria um enorme empobrecimento democrático”, uma vez que implicaria a “redução de mais 20 mil eleitos”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®