domingo, 2 de Novembro de 2025  05:21
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-05-2012

Aveiro: Câmara quer concessionar estacionamento por 60 anos


Parque do mercado Manuel Firmino, quatro novos parques subterrâneos e estacionamento por parcómetros

A Câmara de Aveiro tem planos para concessionar o estacionamento público oneroso do concelho por um prazo de 60 anos. A concessão a privados abrange os lugares servidos por parcómetro já existentes e outros que venham a ser criados; o parque do mercado municipal Manuel Firmino; e quatro novos parques subterrâneos previstos para a Avenida Dr. Lourenço Peixinho, Rossio, Centro Cultural e de Congressos e Hospital.
A proposta será apresentada na reunião de amanhã do executivo camarário chefiado por Élio Maia. A maioria PSD/CDS prevê a abertura de um concurso público destinado à constituição do direito de superfície para a “concepção, construção e exploração” de quatro novos parques de estacionamento subterrâneos em zonas centrais da cidade.
O parque de maior dimensão será junto ao Hospital Infante D. Pedro, com uma capacidade mínima de 600 lugares e máxima acima de 700, de acordo com a vontade de quem vencer o concurso. Os restantes parques variam entre 350 e mais de 450 viaturas (Avenida Dr. Lourenço Peixinho), 200 e mais de 300 (Rossio) e 150 e mais de 250 (Centro Cultural e de Congressos).
Esta não é a primeira vez que a coligação PSD/CDS lança um projecto para a construção de parques subterrâneos em Aveiro. A equipa encabeçada por Élio Maia chegou a anunciar a criação de uma parceria público-privada que serviria para a requalificação da rede escolar do concelho e em simultâneo para a criação de estacionamento enterrado. Esse plano viria, contudo, a ser abandonado.

Mercado e ruas

No âmbito do concurso público a aprovar amanhã, a Câmara vai mais longe e prevê igualmente concessionar a exploração do parque de estacionamento já existente sob o mercado municipal Manuel Firmino, junto ao centro comercial Fórum, com capacidade para 100 veículos.
Finalmente, o município tenciona transferir para privados a exploração dos “lugares de estacionamento pago na via pública” de Aveiro, actualmente nas mãos da empresa municipal MoveAveiro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®