domingo, 2 de Novembro de 2025  10:57
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-05-2012

"Entre Textos - Perspectivas sobre a Literatura para a Infância e Juventude" um livro de Sara Reis da Silva.


“Entre Textos - Perspectivas sobre a literatura para a Infância e Juventude", é mais um livro de Sara Reis da Silva, docente da ...

“Entre Textos - Perspectivas sobre a literatura para a Infância e Juventude", é mais um livro de Sara Reis da Silva, docente da Universidade do Minho.

Trata-se de uma obra que vem na sequência de outras, estando já em preparação dois estudos sobre a mesma temática. Este livro, que faz parte da colecção "Percursos da literatura Infanto-Juvenil", da Editora Tropelias e Companhia, é fruto da "vivência profissional, mais precisamente docente e investigadora", da Sara Reis da Silva, como se lê na Apresentação.

Sublinha a autora que "os cerca de vinte estudos compilados nesta obra apresentam uma extensão e uma profundidade variada, sendo resultantes de investigações assentes em pressupostos metodológicos qualitativos que se inscrevem no âmbito dos estudos literários ou na análise e interpretação textuais". Trata-se de um trabalho que se destina não só a especialistas e estudiosos da literatura para a infância e para a juventude, mas também a docentes, alunos universitários e educadores, em especial pais, isto é, a todos os que buscam nos livros razões para a formação integral dos seus educandos.

Na apresentação da obra, que ocorreu na Biblioteca Municipal de Ílhavo, Paulo Costa, Vereador da Câmara Municipal, que conheceu a Sara "desde os bancos do Liceu", sublinhou a sua "humildade e confiança", referindo que desde esses tempos "sentíamos que a Sara chegaria longe". Depois de dizer que "todos gostamos que os nossos amigos tenham sucesso", Paulo Costa frisou que a autora "faz parte do dia-a-dia da Biblioteca de Ílhavo". "Se há alguém que não tem tempo, a Sara é uma delas, mas ela arranja sempre tempo para o que é preciso", disse.

João Manuel Ribeiro, escritor e editor, garantiu que Tropelias e Companhia "vive no meio do reino das alternativas", sendo "muito difícil colocar este tipo de livros no mercado". Entretanto, anunciou a próxima obra da Sara "para breve", frisando a importância de "dar oportunidades a quem quer escrever", apostando "na qualidade dos autores".

Virgílio Alberto Vieira, escritor e crítico literário, que apresentou citou Carlos Drumond de Andrade, dizendo que "somos sempre devedores a alguém de alguma coisa", atitude que devemos ter para com a Sara Reis da Silva. Referiu a importância da leitura, ao mesmo tempo que denunciou a dívida da comunicação social para com "o esforço que tem sido feito pelas bibliotecas" em prol dos livros. Disse que a Sara "faz estes livros de forma natural" e aplaudiu o esforço da editora que publica "obras que estariam condenadas a ficar na gaveta".

Por sua vez, a autora, no encerramento da sessão, lembrou "a aventura que é apresentar estes trabalhos" e considerou "os livros como as pessoas", porque "os livros são pessoas". Adiantou que os textos agora publicados refletem os seus amigos, na certeza de que "somos habitados por livros e por amigos", uma frase que não é sua, "mas que gostaria que fosse".

Fonte: PELA-POSITIVA


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®