domingo, 2 de Novembro de 2025  10:21
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
30-05-2012

Aveiro: PS rejeita novas escolas secundárias



O PS contesta a criação de novos escolas secundárias no concelho, opondo-se à proposta recentemente apresentada pela maioria PSD/CDS que gere a Câmara de Aveiro.
No âmbito da reorganização do mapa escolar no município, a coligação chefiada por Élio Maia defende a criação de novas escolas secundárias em Aradas, Cacia, Eixo, Oliveirinha e S. Bernardo. Em contrapartida, encerraria a escola Homem Cristo, no centro da cidade.
“As escolas secundárias existentes têm capacidade e qualidade suficiente”, contrapõe Helena Libório, vereadora socialista e antiga directora regional de educação do centro. A porta-voz do PS refuta a necessidade de novos estabelecimentos mesmo no quadro do alargamento da escolaridade obrigatório até aos 18 anos, até porque “não está previsto o aumento do número de alunos”.
Além do teor da proposta camarária, o PS critica igualmente a forma como o processo foi conduzido pela coligação entre sociais-democratas e centristas, uma vez que os socialistas não foram chamados a debater previamente o processo. “Apenas nos foi apresentado para votação o parecer que a Câmara enviou à DREC. Quero expressar a nossa indignação com essa metodologia”, afirmou.
A autarca socialista sublinhou a “atitude pouco democrática” e a “arrogância política” da maioria, sustentando que o reordenamento da rede escolar carecia de outra discussão porque “não é um assunto qualquer”. “Esta é uma matéria muito importante para Aveiro. Está em jogo o futuro das nossas escolas. O parecer da Câmara tem de ser discutido e fundamentado”, declarou a eleita do PS.
Eduardo Feio, líder concelhio do PS, denunciou o “atropelo à democracia local”. “Vivemos de factos consumados”, queixou-se.
Helena Libório acrescentaria que a proposta da equipa de Élio Maia “mexe com a Carta Educativa”, embora até ao momento este documento não tenha ainda sido revisto, “tal como o PS tem defendido”.

Novas escolas

A autarquia propõe agrupamentos em Aveiro, Esgueira, Aradas, Cacia, Eixo, Oliveirinha e S. Bernardo. O de Aveiro passaria a incluir as escolas secundárias Homem Cristo, José Estêvão e Mário Sacramento. Defende, no entanto, o “encerramento” das escolas João Afonso e Homem Cristo em três anos. Ao invés, seriam criadas escolas secundárias em Aradas, Cacia, Eixo, Oliveirinha e S. Bernardo.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®