domingo, 2 de Novembro de 2025  23:51
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-06-2012

Ampliação da ETAR de Sangalhos adjudicada



A remodelação e ampliação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Sangalhos foi adjudicada à empresa Espina & Defim/Factor Ambiente, Ldª, pelo montante de 2.581.971, 64 euros (+IVA), ou seja, 1.126.631 euros abaixo do preço base para a obra, que era de 3.708.602,83 euros.
Na base do critério de adjudicação esteve a apresentação da proposta mais baixa, tendo este consórcio luso-espanhol agora um prazo de 12 meses para executar a obra.
De acordo com o autarca Litério Marques, esta ETAR “é uma peça fundamental do Sistema Integrado de Saneamento de Cértima, integrado no mais abrangente Sistema Integrado de Drenagem e Tratamento de Águas Residuais do Concelho de Anadia”, sendo estar ETAR responsável pelo tratamento de todos os esgotos produzidos pelos 24.776 habitantes, correspondente a 78,54% dos habitantes do concelho de Anadia.
Com a execução desta infraestrutura, fica prevista a desativação das ETAR’s de Arcos e Mogofores, já em fim de vida, “contribuindo assim para a melhoria das condições ambientais, eficiência energética e qualidade nos nossos cursos de água”, acrescentou.
Com o financiamento obtido através do QREN, o município de Anadia, com a execução da obra da ETAR de Sangalhos, conseguirá, diz Litério Marques, “efetivar o seu objetivo de longa data, que consiste no tratamento de todos os esgotos que são produzidos no concelho”.

Obra complexa. A remodelação da ETAR de Sangalhos será complexa e completa. Incluirá a beneficiação de infraestruturas existentes, mas também a execução de novos órgãos de tratamento preliminar, tratamento primário e secundário, bem como um novo sistema de tratamento de lamas. O sistema de tratamento a implementar prevê ainda a reutilização de parte da água tratada, em diversas operações de exploração da ETAR e constituirá, ainda, um recurso precioso de apoio ao corpo de bombeiros, no combate a incêndios.
Para tal, será instalado um sistema de afinação do tratamento, constituído por operações de filtração e desinfeção, através de radiação ultravioleta, com armazenamento final em reservatório, a construir para o efeito.
O tratamento das lamas destina-se a que as mesmas possam vir a ser utilizadas na atividade agrícola.
A ETAR de Sangalhos será ainda equipada com um avançado sistema automático de monitorização do processo de tratamento que permitirá a sua monitorização no local, mas também permite a ligação remota através de um Portal WEB acessível através de uma simples ligação por internet. Deste modo, será possível a intervenção no modo de funcionamento.
A ETAR será ainda beneficiada com um novo e totalmente equipado laboratório de análise, estando prevista a instalação de um amplo sistema de vídeo vigilância, de um sistema automático de deteção de intrusão, e de um sistema de deteção de incêndios.

CC


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®