domingo, 2 de Novembro de 2025  21:06
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-06-2012

ADABEM quer novos dadores



No próximo dia 16 de junho, pelas 21h, na sede da ADABEM (Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Mogofores) terá lugar uma tertúlia sobre a dádiva de sangue. O evento, que é destinado aos dadores e à população em geral, será, segundo Albano Jorge, presidente da direção da ADABEM, acima de tudo, “um espaço de conversa e de esclarecimento”, sobretudo perante a aplicação do Decreto Lei n.º 113/2011 que passou a ter efeitos práticos em janeiro de 2012.
Isto porque a nova legislação veio terminar com a isenção de taxas moderadoras aos dadores de sangue no acesso aos cuidados secundários de saúde, mantendo-se essa isenção apenas nos cuidados primários.
Face à onda de contestação, protestos e criação de vários movimentos, a direção da ADABEM “entendeu, por bem, promover uma tertúlia sobre a realidade, sensibilizando sobretudo a população para a necessidade da dádiva benévola de sangue”, pois “queremos que cada dador seja mais dador”, defende aquele responsável, dando conta de que é necessário avaliar o comportamento e reação dos dadores de sangue face a “uma perda de direitos que a sociedade lhes reconhece porque efetivamente os dadores são pessoas que se dispõem a sair de casa para dar sangue”.
Embora acredite que o governo será sensível às movimentações e protestos de várias associações, até porque está em discussão na Assembleia da República um diploma inédito para criar o Estatuto do Dador de Sangue, diz que a ADABEM só quer apelar à dádiva, por isso está fora de quezílias políticas em torno desta matéria.

Balanço muito positivo. A ADABEM tem 24 anos e o seu único propósito é a sensibilização da população para a importância da dádiva benévola de sangue.
Embora tenha a sua sede em Mogofores, possui núcleos de dadores na Moita, Tamengos, Avelãs de Cima e Paredes do Bairro.
Neste momento, tem 1.725 inscritos, dos quais 538 são dadores no ativo, ou seja, este é o número de dadores que realiza, por ano, duas dádivas.
Sobre a ADABEM, Jorge Albano faz um balanço muito positivo, já que esta pequena associação consegue, por ano, realizar 350 a 400 dádivas, mantendo-se em crescimento ao longo de todo este tempo.
“Com pequenas oscilações, altos e baixos, conseguimos estar numa linha ascendente o que é muito bom”, refere, dando conta do trabalho de sensibilização feito, sobretudo junto dos jovens do concelho: “estivemos recentemente na ESA e das 20 presenças conseguimos 14 dádivas de alunos que se tornam assim novos dadores”.

Dar sangue na Feira. Acrescente-se que também no dia 27 de junho, entre as 9 e as 13h, no espaço da Feira da Vinha e do Vinho de Anadia, estará uma brigada móvel do Instituto Português de Sangue a proceder a uma recolha.
Uma ação aberta a todos os que queiram participar, desafiando Albano Jorge à presença de jovens para que venham experimentar e tornar-se dadores de sangue.
Catarina Cerca
catarina@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®