domingo, 2 de Novembro de 2025  21:06
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
20-06-2012

Aveiro: Movimento cívico apela à “remoção imediata” do estaleiro



O Movimento Cívico Por Aveiro apelou ontem à “remoção imediata” do estaleiro das obras de construção da ponte pedonal no canal central, entre o Rossio e o Alboi. O repto do grupo de cidadãos é dirigido à Câmara atendendo ao “evidente impasse” que se verifica actualmente na empreitada, uma vez que já decorreram “várias semanas” desde que a empresa construtora desistiu da obra.
A firma vencedora do concurso público aberto pela autarquia - Ar Lindo, de Braga - “comprometeu-se” a retirar o estaleiro “no prazo de uma semana”, isto em meados de Abril, recorda o movimento cívico, intrigado com a “demora” na realização dessa operação.
Para o grupo, “a presença inútil do estaleiro penaliza de forma significativa a cidade, os cidadãos e os seus agentes económicos, sobretudo os da área do turismo”. “Numa altura de crise, deveriam ser feitos todos os esforços no sentido de potenciar e valorizar os recursos existentes (a ria), eliminando todas as barreiras que os possam penalizar”, acrescenta em comunicado.
O Movimento Cívico Por Aveiro apela ao “bom senso dos intervenientes neste processo” no sentido de “rapidamente chegarem a uma solução que defenda os interesses de Aveiro e que impeça a construção da ponte pedonal”.
Nos últimos meses, o grupo de cidadãos tem-se oposto à construção da travessia, a par com outros agentes locais, como o PS, maior partido da oposição.
Entre as iniciativas contra a travessia conta-se uma petição que recolheu mais de 3.500 assinaturas, considerando que a obra vai desvirtuar o principal canal da ria na cidade e não deve avançar na actual conjuntura económica.
“Num momento em que o país atravessa um período de particular dificuldade económica e financeira, com orientações para uma grande contenção e selectividade na aplicação de recursos públicos”, o movimento questionou como é que a autarquia do “terceiro município mais endividado do país” pretende fazer o investimento orçado em cerca de 600 mil euros.
No entanto, a maioria PSD/CDS que governa a Câmara de Aveiro não dá sinais de abdicar do projecto, incluído no programa de regeneração urbanística Parque da Sustentabilidade, alegando tratar-se do cumprimento de uma promessa eleitoral e assegurando que a ponte irá facilitar a mobilidade no centro da cidade.
Na opinião do presidente da autarquia, Élio Maia, citado pela Lusa, a contestação surgiu “tarde e a más horas”, depois de três anos em que o projecto foi divulgado por várias formas.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®