domingo, 2 de Novembro de 2025  11:13
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-06-2012

Ministro garante continuidade da pediatria no Hospital de Anadia



O ministro da Saúde, Paulo Macedo, garantiu, na terça-feira, à margem da tomada de posse de Maria João Passão, nova presidente do Conselho de Administração do Hospital de Anadia, que o serviço de pediatria desta unidade vai manter-se, contrariando o estudo da Comissão Nacional de Saúde Materna, da Criança e do Adolescente que sugeria que este serviço (que apenas tem um pediatra, segundo o documento) fosse integrado no Centro Hospitalar do Baixo Vouga ou no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC).

Paulo Macedo deixou claro que “é necessário saber distinguir o que são propostas e o que são decisões”. “Neste caso concreto, a parte da consulta externa não tem qualquer plano para ser alterada”, garantiu o ministro.

Já Maria João Passão anunciou, durante a tomada de posse, que, já em setembro, “a consulta externa de pediatria passará para a ala sul do Hospital, onde já esteve”, explicando que “essas instalações têm caraterísticas específicas para o atendimento de crianças e adolescentes, uma vez que tem uma entrada independente que evita a circulação das crianças no interior do hospital e o seu contacto com doentes adultos”.

A nova presidente do Conselho de Administração do Hospital José Luciano de Castro, que terminou o ano de 2011 com um saldo positivo de 929.528 euros, sem dívidas a fornecedores e a pagar a 30 dias, anunciou ainda que “é objetivo, no futuro, manter as 15 especialidades existentes no serviço de consulta externa, assegurando que os utentes, referenciados, continuem a ser atendidos em tempo adequado, mas, ainda assim, reduzindo os tempos de espera”. Maria Passão disse ainda pretender aumentar o número de consultas externas, assim como a produção na cirurgia de ambulatório.

Afirmou também que “é prioridade rentabilizar os serviços de imagiologia, potenciando a capacidade instalada, promovendo uma articulação com os cuidados primários”.
Revelou ainda que, em 2011, no Hospital de Anadia, efetuaram-se 17.459 consultas externas, 933 cirurgias de ambulatório, 469 pequenas cirurgias e 51.467 exames complementares de diagnóstico e terapêutica. A taxa de ocupação da unidade de convalescença foi de 84,44%.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®