domingo, 2 de Novembro de 2025  11:16
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-06-2012

A Pesca Longínqua tem futuro - Valdemar Aveiro.


A pesca longínqua "continua a ter presente e futuro". Posição assumida pelo capitão Valdemar Aveiro, um dos administradores da ...

A pesca longínqua "continua a ter presente e futuro". Posição assumida pelo capitão Valdemar Aveiro, um dos administradores da empresa São Jacinto, uma unidade empresarial dedicada à Pesca Longínqua, que, nos últimos anos reduziu a frota de seis para três navios de pesca. Ao lado do Presidente do Conselho de Administração, Luís Vaz Pais, o antigo capitão da pesca do bacalhau, fala de uma indústria que sobrevive também da compra de quotas e que alimenta outras actividades. "Já tivemos mais navios do os que temos agora, temos só três administradores para tratar de tudo, não tenho dúvidas que continuaremos a contribuir para a economia da pesca, continuaremos a luta com profissionalismo, apesar da forte crise", disse, no programa "Conversas".

Depois dos livros “80 graus Norte” e "Histórias Desconhecidas dos Grandes Trabalhadores do Mar", prepara o lançamento de uma nova obra. Nesse livro vai ter espaço dedicado a dois armadores. Vaz Pais e Egas Salgueiro, dois homens para quem trabalhou ao longo da vida.

"Escrevi sobre dois grandes homens, é difícil e ingrato escrever sobre duas figuras identificadas, que todos conhecem, corri esse risco, o que escrevi pode motivar discordância, mas, escrevo o que sinto, não minto e sobre Egas Salgueiro que já desapareceu, não tenho nada a ganhar com as maravilhas que digo dele, apenas faço justiça a homens a quem o Distrito muito deve", referiu.

Valdemar Aveiro, nasceu em 1934, em Ílhavo, no seio de uma família de pescadores. Já com o curso de Pilotagem da Escola Náutica, assumiu em 1970 o comando do mais velho arrastão português, Santa Joana e dois anos depois, o do navio Coimbra (na foto) que hoje ajuda a preparar par a faina.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®