domingo, 2 de Novembro de 2025  23:51
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
28-06-2012

Feira da Vinha e do Vinho: Apelo à união e a uma maior aposta na qualidade



 

A inauguração da Feira da Vinha e do Vinho de Anadia ficou marcada, no último sábado, por um apelo à união dos agentes económicos e do setor, mas também a uma maior aposta na qualidade.
Adelina Martins, diretora da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro e Ribau Esteves, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, convidados para a abertura oficial do certame, deixaram esta nota sobre o que deve ser a aposta do setor vitivinícola da região, por forma a conseguir impor-se nos mercados interno e externo.
Adelina Martins sublinharia a importância de se continuar a apostar na produção de vinhos de qualidade, pois só com qualidade e bons produtos o país poderá avançar e tornar-se cada vez mais competitivo. Aos convidados presentes nesta cerimónia inaugural, destacou que este é um setor com tradição no país e no qual se deve apostar, sendo a região demarcada da Bairrada “uma região com muita história, tradição e de todos conhecida”. A diretora da DRAP Centro daria ainda a conhecer que, no passado dia 19 de junho, fora publicada em Diário da República, a portaria (n.º 193) que designa a Comissão Vitivinícola da Bairrada como entidade certificadora dos produtos vitivinícolas com direito à DO «Bairrada» e IG «Beira Atlântico».
Também Ribau Esteves, presidente da CIRA e da Câmara Municipal de Ílhavo, se mostrou bastante agradado com a realização do certame que “comemora a vida”, referindo-se à importância desta atividade económica que deve apostar na produção de vinhos de qualidade.
“A Feira é fruto do trabalho da Câmara Municipal de Anadia e uma aposta que tem ganho mérito” disse, referindo que, nestes tempos difíceis, a fileira vitivinícola se deve unir: “é necessário estar com mais seriedade, maior comunhão de sinergias”, assim como defendeu que a feira deverá ser “um pretexto para fazer a unidade”.

Aposta da autarquia. Na ocasião, o autarca Litério Marques, referiu-se ao certame como fruto “do empenho” da autarquia, assim como também não esqueceu, a igualmente indispensável colaboração das 15 Juntas de Freguesia e tasquinhas que ajudam a dinamizar o certame.
Na abertura desta 9.ª edição, Litério Marques sublinhou também que a Feira não pode acabar, e que o concelho merece um evento cultural e social desta grandeza: “a vida não é só festa, mas também se faz de festa”, disse.
Refira-se que a Feira da Vinha e do Vinho de Anadia, organizada pela autarquia anadiense conta, este ano, com parcerias e ações projetadas com vista à promoção da vinha e do vinho. Daí, a maior visibilidade dada aos agentes económicos ali representados, procurando contribuir para a sua divulgação e valorização.
De acordo com Rosa Tomás, vereadora da Cultura da autarquia anadiense “os vinhos da Bairrada são embaixadores de Portugal no mundo, e no contexto em que o país atualmente vive, a valia dos nossos néctares torna-se cada vez mais preponderante”, assim como considera que “os produtores e engarrafadores estão atentos às exigências dos mercados, apostados na excelência, motivados para a inovação e dispostos a correr riscos para conquistarem novos consumidores e consolidarem a sua presença nos mercados nacional e internacional”.
Ao longo destes nove dias, para além das trocas de ideias e de experiências, de negócios ou de pura confraternização, dá-se a conhecer o que a região tem de melhor para oferecer aos visitantes.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®