domingo, 2 de Novembro de 2025  21:08
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-07-2012

Investigadores da Universidade de Aveiro descobrem novos vermes marinhos.


Os investigadores da Universidade de Aveiro, Ana Rodrigues, Victor Quintino e Roberto Martins descobriram recentemente, em campanhas ...

Os investigadores da Universidade de Aveiro, Ana Rodrigues, Victor Quintino e Roberto Martins descobriram recentemente, em campanhas levadas a cabo na Plataforma Continental Portuguesa, quatro espécies animais novas para a ciência. Tratam-se de vermes marinhos com uma forma muito simples e com poucas características morfológicas externas que permitam distingui-los.

As espécies identificadas pertencem à família dos Lumbrinerídeos e foram batizadas como Lumbrineris lusitânica, com uma distribuição por toda a plataforma costeira, de Norte a Sul; L. pinaster e L. luciliae mais confinadas à plataforma Sul e Gallardoneris iberica também com ocorrência sobretudo a Sul. Neste último caso, é também de salientar que o género Gallardoneris era apenas conhecido no Oceano Pacífico, sendo a primeira vez que é encontrado no Oceano Atlântico.

«Os vermes marinhos têm maxilas bastante variáveis e é sobretudo através delas que se identificam as espécies. É preciso portanto paciência e muita dedicação!», descreve Ana Rodrigues, coordenadora da investigação.

Este trabalho foi desenvolvido em colaboração com Luis Carrera-Parra do laboratório ECOSUR, México - especialista de renome internacional para a taxonomia da familia Lumbrineridae – e resulta da análise de material biológico colhido ao longo da plataforma Continental Portuguesa, nos vários projetos em que estes investigadores têm estado envolvidos: ACOSHELF (POCI/MAR/56441/2004 – PPCDT/MAR/56441/2004) e MeshAtlantic (Atlantic Area Program 2009-1/110 MeshAtlantic).

As espécies tipo identificadas foram já depositadas na coleção de invertebrados marinhos do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e no ECOSUR, bem como no Museu de História Natural de Lisboa e de Paris.

Os resultados desta investigação estão também aceites para publicação na revista internacional Zootaxa.

Texto: UA

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®