domingo, 2 de Novembro de 2025  21:06
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
13-08-2012

Casa em Ílhavo será quase autónoma em termos energéticos



Reduzir de forma significativa os encargos com água ou electricidade é o sonho de qualquer proprietário. Em resposta àquele anseio, o arquitecto João Gavião, da empresa de Ílhavo Homegrid, quer tornar as construções “quase autónomas a nível energético, hídrico e alimentar”. O “wefi-building” é um “produto inovador e pioneiro” no país que “altera o paradigma da utilização dos edifícios”, assegurou ao Diário de Aveiro. É a primeira vez, garante, que em Portugal se constrói ao abrigo do conceito eco-amigável “passive house”, já bastante popularizado noutros países.
“Actualmente, ao custo inicial do edifício acrescem rendas - de água, energia e alimentação - durante o seu período de vida”, acrescenta o arquitecto, sustentando que o conceito permite “transformar o custo associado à construção num investimento com um período de retorno”.
“Como aliviar as rendas da água, energia e alimentação?” foi uma das perguntas que João Gavião se colocou ao avançar para o projecto “wefi-building” (“water energy food almost independent building”).
Inspirado em projectos já implementados no estrangeiro desde finais da década de 1980, o arquitecto de 30 anos descreve assim os edifícios que desenha: “produzem oxigénio, sequestram dióxido de carbono, destilam a água, usam a energia solar como combustível, produzem alimentos, criam microclimas, mudam com as estações do ano…”. “E são bonitos”, avalia.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®